Aprenda como otimizar sua gestão de frotas

gestao-de-frotas-02

Um bom gerenciamento de frotas exige qualificação, atualização e uma boa visão de quais são as principais necessidades da empresa. A economia, por exemplo, pode ser um dos principais benefícios de uma boa administração deste segmento. Tudo deve ser feito com objetivo de manter o resultado e a qualidade da operação.

Para inovar em sua gestão de frotas você precisa estar aberto a ideias, uma delas é como pode otimizar o processo no dia a dia. Abaixo estão algumas dicas que você pode implementar no seu cotidiano, para ter melhores resultados ao longo do tempo:

1) Elabore uma previsão de custos

O equilíbrio dos custos dentro de uma empresa é fundamental para o bom andamento de todos os processos. Com a gestão de frotas, não é diferente. Por isso, faça um controle e uma previsão de gastos completa, para que possa incluir a manutenção dos veículos, custos com funcionários, investimentos em tecnologia, entre outros. Existem ferramentas que auxiliam com o custo de cada viagem, por exemplo.

Você pode incluir no planejamento os custos as seguintes questões:

  • Custo médio das viagens realizadas;
  • Valor do combustível por KM rodado;
  • Custo da manutenção;
  • Seguros e sinistros.

Controlando estes valores, você poderá visualizar futuros investimentos e também gerar mais economia.

2) Faça a manutenção dos veículos

A manutenção dos veículos é essencial para a boa gestão de frotas. Os carros, caminhões, entre outros, precisam estar em dia e com ótimo funcionamento, para rodar em qualquer momento. Problemas mecânicos podem atrasar o trabalho ou até mesmo fazer com que você perca bons negócios.

Portanto, investir na manutenção preventiva é fundamental também para sua economia. Você reduz os gastos com consertos e consumo dos veículos, além de garantir a segurança dos motoristas.

gestao-de-frotas-013) Invista em um bom serviço de rastreamento de frotas

O rastreador de frotas já se tornou um sistema indispensável nos dias atuais. É um serviço que traz diversos benefícios para a sua empresa, entre eles:

  • Autogestão: Por meio de um aplicativo em seu celular, você mesmo pode gerenciar sua frota de veículos, sem depender de uma central externa.
  • Análise detalhada das rotas: o rastreador da Intersept, por exemplo, é integrado com o Google Street View. Você pode acessar os mapas e ver exatamente a localização dos seus veículos, especialmente em caso de imprevistos;
  • Situações de risco: você recebe os dados dos seus veículos em tempo real. Caso a carga seja perdida ou roubada, você pode verificar rapidamente qual atitude deverá tomar;
  • Informações estratégicas: com o rastreador você tem dados de velocidade, horário de saídas, paradas, entre outros. Além do acesso aos relatórios destes dados em um período de datas, caso seja necessário.

4) Forneça treinamentos aos seus motoristas

Investir na atualização e capacitação dos motoristas é muito importante. Direção defensiva, legislação e conhecimento sobre os cuidados com os veículos são questões que melhoram muito o desempenho dos funcionários.

Os cuidados com a saúde dos motoristas também devem ser priorizados. Informações importantes como o cuidado com a alimentação, sono e técnicas de direção podem garantir a melhor produtividade da equipe.

5) Fique por dentro da legislação

Respeitar as leis de trânsito também é fundamental. Verifique se os veículos estão com a documentação e a manutenção em dia, além de conferir se a carga está sendo transportada da maneira correta. Instruir os motoristas a se comportarem de maneira responsável e não infringir a legislação de transito, também impedem a ocorrência de muitos problemas. Fique atento para evitar as multas, a retenção de veículos, entre outros.

Esperamos que com estas dicas você possa otimizar de maneira inteligente a sua frota. Quer saber mais sobre o nosso serviço de rastreamento de frotas? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas: (41) 3266-9581 l WhatsApp: (41) 98854-0059 l E-mail: comercial@intersept.com.br

Posts recomendados
Comentários
  • Leticia
    Responder

    Ótima publicação. Gostei do conteúdo, parabéns.

Deixe um comentário