5 dicas de manutenção residencial que você precisa saber
Sentir-se seguro em casa é desejo e direito de toda e qualquer pessoa, não é mesmo? E essa segurança pode ser ampliada de diferentes formas. É possível contar com serviços de monitoramento de alarme e de imagens, além de rondas e cerca elétrica, por exemplo.
Mas a segurança vai além da proteção contra invasores. É preciso garantir também que os equipamentos da casa estejam funcionando corretamente, a fim de prevenir acidentes domésticos que podem colocar em risco você e sua família.
Por isso, neste post, separamos 5 dicas de manutenção residencial que você precisa saber. Confira!
-
Veja o resumo deste conteúdo
Tenha em casa um kit básico de ferramentas
Essa é a primeira entre as dicas de manutenção residencial porque, para realizar qualquer manutenção em sua casa, você precisará de alguma ferramenta, e o tipo vai depender do reparo a ser feito. Por isso, é importante que você tenha pelo menos um kit básico de ferramentas, com algumas essenciais e que provavelmente darão conta dos reparos a serem feitos por você em sua casa.
Então, entre essas dicas de manutenção residencial, indicamos que você tenha, para montar um kit básico, um martelo, um alicate universal, um estilete, pelo menos dois tamanhos de chaves de fenda e dois tamanhos de chaves philips e uma chave teste. Com esses itens, você poderá fazer diversos reparos de manutenção residencial.
Assistência patrimonial ou seguro residencial: qual contratar?
-
Tenha cuidado redobrado com estruturas hidráulicas e elétricas
É claro que entre as dicas de manutenção residencial não poderia faltar o cuidado com canos e fios. Você certamente não quer passar pela experiência de furar um cano ou atingir uma parte da estrutura elétrica da casa, pois é dor de cabeça na certa.
Por isso, sempre que for fazer furos, observe se o local a ser furado não pode ser trajeto de canos e fiações. Veja se há interruptores ou tomadas na linha do local a ser furado, e não faça furos na direção de válvulas de descarga, abaixo da pia ou do chuveiro, a menos que você tenha um desenho dos caminhos dos canos e das fiações.
Além disso, entre essas dicas de manutenção residencial, precisamos lembrar que, quando for mexer em tomadas, interruptores ou qualquer outro equipamento que funcione com energia elétrica, desligue a rede daquele ponto. E quando for mexer em torneiras, descargas ou equipamentos de água, feche o registro correspondente.
-
Utilize materiais de boa qualidade
É possível que essas dicas de manutenção residencial te ajudem a economizar algum dinheiro, já que você provavelmente vai realizar reparos por conta própria. Porém, tome cuidado quando for comprar equipamentos e peças para utilizar nesses reparos.
Compre sempre materiais de boa qualidade, que vão durar mais tempo e garantir a segurança da sua casa. E se precisar substituir peças, procure as originais.
-
Não esqueça as calhas, a caixa d’água e a caixa de gordura
Estamos tão acostumados à nossa casa que, muitas vezes, até esquecemos que algumas partes dela existem, não é mesmo? Por isso, entre essas dicas de manutenção residencial, não poderia faltar este lembrete: limpe calhas, caixa d’água e caixa de gordura com a frequência indicada, para que não fiquem entupidas ou sujas demais.
A calha, especialmente no outono e na primavera, pode ficar cheia de folhas e flores, entupindo as saídas e transbordando pelas laterais, provocando goteiras. A caixa d’água deve ser limpa a cada 6 meses, com água sanitária diluída em água corrente. E a caixa de gordura também deve ser limpa nesse mesmo período, para evitar mau cheiro e entupimento de canos.
Você sabe como funciona o serviço de assistência residencial? Confira aqui!
-
Mantenha cuidados preventivos em dia
Melhor ainda do que fazer bons reparos é prevenir quebras e falhas realizando alguns cuidados preventivos – essa é também uma das dicas de manutenção residencial.
Evite sobrecarregar tomadas ao conectar diferentes aparelhos a uma mesma saída, sem o uso de uma régua adequada para isso. Certifique-se também de aterrar chuveiros e torneiras, para garantir que não darão choque em quem for utilizar. Não force demais as torneiras na hora de fechá-las, para não diminuir a vida útil dos itens internos que realizam a vedação. Fique atento também ao aparecimento de mofo ou rachaduras em paredes, pois podem indicar infiltração.
E para todos os reparos necessários, além de ter sempre à disposição essas dicas de manutenção residencial, você pode contar com a assistência patrimonial da Intersept, um serviço complementar ao serviço de monitoramento. Essa comodidade oferece, entre outras coisas, cobertura provisória de telhados e serviços de eletricista, encanador e chaveiro. Assim, sua casa fica mais protegida e segura o tempo todo!
Para saber mais sobre nossos serviços, acesse nosso site! E para mais dicas como as desse post, acompanhe nosso blog!