A cerca elétrica é uma excelente forma de manter o seu imóvel seguro, protegido de possíveis intrusos e criminosos.
Para quem deseja aliar mais segurança e restrições de acesso, esse dispositivo se tornou um item obrigatório em qualquer projeto de segurança eletrônica.
A cerca elétrica é um sistema de proteção residencial muito eficaz, mesmo em propriedades rurais ou urbanas, onde as pessoas viajam com frequência ou ficam ausentes por longos períodos de tempo. Eles têm uma função muito simples: proibir a entrada ilegal na propriedade.
A instalação desses dispositivos em uma propriedade não apenas dificulta o arrombamento, mas a cerca elétrica envia uma mensagem clara aos criminosos: “Este lugar está protegido, não tente se aproximar dele!”
Além de aumentar a segurança e tranquilidade dos moradores/usuários, a relação custo-benefício é outra grande vantagem para quem deseja instalar cercas elétricas, mas é importante aderir às garantias e custos de manutenção.
Acompanhe algumas dicas sobre cercas elétricas e como elas funcionam.
Veja o resumo deste conteúdo
Onde as Cercas Elétricas Podem Ser Instaladas?
A instalação de cercas elétricas é indicada tanto para pessoas que desejam proteger suas residências, quanto para empresas e comércios que precisam de mais segurança. Os apartamentos também se beneficiam, pois a cerca elétrica serve para evitar intrusos. O serviço de cerca elétrica ajuda a inibir roubos de materiais de construção de terrenos em obras.
Como é Uma Cerca Elétrica?
As cercas elétricas são de fios de aço que conduzem pulsos de alta tensão pelo energizador eletrificado. O choque aplicado pelo dispositivo se repete a cada 1 segundo. Este sistema de corrente pulsante evita que pessoas presas à cerca sejam submetidas a choques constantes.
Os sistemas de cerca elétrica consistem em dispositivos de choque elétrico, baterias de emergência, sirenes, postes de sustentação dos fios, fios de aço inoxidável, cabos de alta isolação, fios esticados e molas aterradas.
Qual a Função da Cerca Elétrica?
Ao contrário do que muitos pensam, a exposição a cercas elétricas não é fatal. O efeito é mais reprimir e intimidar do que realmente ferir.
A voltagem em sua corrente seja 8000 volts, a corrente da cerca possui baixa amperagem, justamente para não causar danos físicos às pessoas. Portanto, quando há toque, o intruso sente apenas uma sensação desagradável causada por descargas elétricas que percorrem seu corpo, fazendo com que os músculos se contraiam e, em seguida, criam uma sensação de formigamento na área de contato.
Essa combinação de baixa amperagem e corrente pulsante faz com que as pessoas que entram em contato com a cerca sejam arremessadas dos fios, ao invés de ficarem presas nos condutores até que o circuito seja interrompido, como quando alguém é eletrocutado em uma casa onde a corrente é contínua .
Se um invasor tentar cortar a cerca, além de receber um choque elétrico, essa ação acionará um alarme de violação que existe em todos os dispositivos que são acionados quando um fio é quebrado ou a corrente é cortada. Portanto, a cerca tem proteção dupla.
As Cercas Elétricas Funcionam Durante Uma Queda de Energia?
As cercas elétricas possuem uma bateria que funciona sem parar para manter o equipamento ativo. Normalmente, a bateria tem energia suficiente para operar o sistema por até 12 horas. Em caso de falta de energia, há tempo suficiente para as luzes voltarem.
Por Que a Manutenção na Cerca Elétrica é Importante?
A manutenção é necessária para manter o bom funcionamento e evitar problemas futuros.
Cercas com fios soltos reduzem a vibração sentida pelos intrusos, tornando-os mais vulneráveis. Outro item a ser observado é a bateria, que deve ser trocada anualmente para garantir o bom funcionamento da cerca elétrica mesmo em caso de falta de energia.
Agora que você já sabe como funciona uma cerca elétrica, entre em contato com a Intersept, empresa especializada na instalação de cercas elétricas, alarmes monitorado, sistemas de CFTV e muitos outros serviços.