O ano de 2020, tão atípico, está chegando ao fim, e as preparações para 2021 já estão acontecendo. E se você quer ver a sua empresa crescer ou se firmar no mercado nesse novo ano, saiba reconhecer o que é mais vantajoso para seguir esse caminho com tranquilidade. Por isso, neste post, vamos mostrar algumas vantagens e desvantagens para te ajudar a responder: em 2021, devo contratar ou terceirizar mão de obra? Confira!
Veja o resumo deste conteúdo
Principais vantagens da terceirização
Ao considerar se você deve contratar ou terceirizar mão de obra em sua empresa, é preciso analisar que vantagens a terceirização pode trazer. Uma delas é a possibilidade de focar naquilo que interessa, ou seja, a atividade-fim da empresa.
Isso significa, também, uma maior agilidade na tomada de decisão, já que gestores podem se preocupar mais em acompanhar os processos e olhar para o funcionamento geral da empresa do que dedicar-se a atividades mais repetitivas ou localizadas.
Outra vantagem a considerar para decidir entre contratar ou terceirizar é a redução de gastos com materiais que não fazem parte dos processos da atividade fim da empresa. Isso porque, ao contratar uma empresa terceirizada para limpeza e conservação, por exemplo, é possível acordar que o material de trabalho seja fornecido por ela.
Também é possível contar com mão de obra e equipamentos especializados ao contratar uma empresa terceirizada. Dessa maneira, passa a ser responsabilidade da terceirizada manter funcionários treinados e atualizados e fornecer os melhores equipamentos para a realização das atividades. O que representa, também, menor custo com treinamentos e equipamentos.
É preciso considerar também que a terceirização representa menor burocracia para o setor de RH, além de uma maior previsibilidade do orçamento, já que o valor pago à empresa terceirizada é previsto em contrato.
Principais desvantagens da terceirização
Algo que pode preocupar empresários quando pensam sobre contratar ou terceirizar é a possibilidade de perda de controle sobre as atividades da empresa. É possível que as atividades fiquem confusas e a comunicação seja prejudicada, dificultando a interação entre terceirizados e contratados.
Porém, isso é algo que pode ser resolvido com processos bem definidos e gestão presente, acompanhando de perto o desenvolvimento das atividades e promovendo a integração de todos que trabalham na empresa, sejam terceirizados, sejam contratados.
Principais vantagens da contratação
Ao avaliar o que é melhor para sua empresa – contratar ou terceirizar –, é preciso considerar algumas vantagens apresentadas pela contratação. Uma delas é permitir maior controle sobre processos internos e informações da empresa. Para quem trabalha com informações sigilosas, por exemplo, terceirizar algumas das atividades, como TI ou gestão, pode ser problemático, pois o acesso às informações acaba sendo ampliado. Nessa caso, contratar a mão de obra pode ser mais vantajoso.
Também é preciso levar em consideração o comprometimento e a integração da equipe. Isso porque contar com funcionários contratados pode facilitar a integração, já que são maiores as chances de que eles se sintam parte da empresa e se engajem mais facilmente. Esse maior engajamento também aumenta o grau de comprometimento com as atividades e as metas da empresa – e é claro que isso deve ser considerado ao pensar em contratar ou terceirizar a mão de obra.
Principais desvantagens da contratação
É bastante comum, ao considerar se é melhor contratar ou terceirizar mão de obra, vir à tona uma das principais desvantagens da contratação: o alto custo. Especialmente por causa dos encargos trabalhistas (que protegem o funcionário, mas pesam no orçamento da empresa), a contratação pode ter custos bastante elevados, especialmente se comparados aos da terceirização.
Outra desvantagem da contratação a considerar ao refletir sobre contratar ou terceirizar é a maior burocracia na contratação e na demissão de funcionários. Quando se opta pela contratação, tanto os processos seletivos como os de demissão ficam por conta da empresa, sobrecarregando, muitas vezes, o setor de RH.
Também é uma desvantagem da contratação a menor flexibilidade em relação aos funcionários e às atividades da empresa. Isso pode significar, especialmente em empresas maiores, um risco de que a empresa se torne mais rígida e tenha maior dificuldade para se adaptar às mudanças do mercado.
E ao considerar se deve contratar ou terceirizar, é preciso lembrar também que, ao contratar, a empresa terá a necessidade de investir em treinamentos e capacitação mesmo para atividades não relacionadas ao foco da empresa. Isso pode significar um maior direcionamento de recursos financeiros e humanos para setores que não estão diretamente ligados à atividade-fim da empresa.
O que fazer, então: contratar ou terceirizar?
Considerando vantagens e desvantagens tanto da terceirização como da contratação, é importante entender que cada empresa deve avaliar suas próprias necessidades e os benefícios que cada uma dessas modalidades poderá trazer. Ponderar é sempre o melhor caminho para uma escolha consciente.
E lembre-se: se decidir terceirizar, escolha bem a empresa que você vai contratar! Avalie tempo de mercado, especialização e transparência, para que as vantagens sejam as maiores e você possa desenvolver sua empresa sem dores de cabeça.
Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog para mais informações. E se quiser conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site ou entre em contato agora mesmo!