As Empresas de Segurança Patrimonial Privada, são “Empresas Especializadas em Vigilância Patrimonial” constituídas com a finalidade de explorar o mercado de vigilância patrimonial, mediante contratos de prestação de serviço.
Vigilância Patrimonial é atividade exercida em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio.
Veja o resumo deste conteúdo
Empresas de Segurança Patrimonial
A atividade empresarial no ramo da Segurança Privada no Brasil surgiu na década de 60, e só foi regulamentado em 1983, com uma lei especifica – Lei 7.102.
A partir da lei 7102/83, as Empresas de Segurança Patrimonial no Brasil ganham uma nova identidade, o setor foi regulamentado e as empresas passaram a seguir normas para se constituírem e funcionarem e a fiscalização da Polícia Federal passou a combater a concorrência desleal de empresas clandestinas.
O exercício da atividade de vigilância patrimonial , pelas Empresas de Segurança Patrimonial Privada, cuja a propriedade e administração são vedadas a estrangeiros, dependerá de autorização prévia do Departamento de Polícia Federal , mediante o preenchimento de vários requisitos previstos na PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.
As Empresas de Segurança Patrimonial para desenvolverem suas atividades de vigilância patrimonial fazem uso de vários recursos, dentre eles os Vigilantes, as medidas de segurança Física, recursos de segurança eletrônica entre outros.
Vigilante: Profissional capacitado em curso de formação, empregado de empresa especializada em segurança privada ou empresa possuidora de serviço orgânico de segurança, registrado no DPF, e responsável pela execução de atividades de segurança privada.
As Empresas de Segurança Patrimonial não poderão desenvolver atividades econômicas diversas das que estejam autorizadas pela Policia Federal.
A atividade de vigilância patrimonial somente poderá ser exercida dentro dos limites dos imóveis vigiados e, nos casos de atuação em eventos sociais, como show, carnaval, futebol, deve se ater ao espaço privado objeto do contrato de prestação de serviço.
A atividade de vigilância patrimonial em grandes eventos, assim considerados aqueles realizados em estádios, ginásios ou outros eventos com público superior a três mil pessoas deverão ser prestadas por vigilantes especialmente habilitados em curso de extensão em segurança para grandes eventos, ministrado por empresas de cursos de formação de vigilantes, em conformidade ao disposto pela Polícia Federal.
Socialmente, as Empresas de Segurança Patrimonial também desempenham um importante papel, pois se destaca como grande gerador de emprego, além de contribuir com a segurança pública que desta forma poderá atuar mais eficientemente no combate a crimes de maior potencial.
Na atualidade, devemos destacar, que o número total de vigilantes ativos no Brasil é maior que a soma de todas as polícias juntas, o que demonstra a importância deste segmento para a sociedade brasileira e em especial para os órgãos e instituições privadas, onde o estado não é responsável direto pela segurança.
A segurança patrimonial nestes tempos de globalização tem uma tendência de crescimento, pois os Bancos, Órgãos públicos e Indústrias, acabam não tendo tempo disponíveis para se dedicar a essa atividade, pois seus focos são direcionados as suas atividades fins. Desta forma as empresas especializadas em segurança patrimonial podem explorar esse mercado.
Podemos encontrar empresas de segurança patrimonial prestando serviços de vigilância patrimonial nos mais variados estabelecimentos, dentre eles podemos citar: Bancos, Industrias, Empresas, Repartições Públicas, Hotéis, Hospitais, Estádio de Futebol, Shopping Centers, Supermercados e etc.
Grupo Intersept, autorizado e regularizado pela Policia Federal para atuar no segmento de Vigilância Armada e desarmada.
Fonte: Gestão de Segurança Privada
Conheça o grupo Intersept, empresa especializada em segurança desde 1999
Nosso serviço de segurança e vigilância armada é extremamente indicado para bancos, postos de combustíveis, condomínios e comércios/empresas. Os vigilantes da Intersept são altamente capacitados e treinados nos centros de formação especializados em segurança e vigilância armada patrimonial.
Além disso, fornecemos equipamentos modernos, seguros e com tecnologia de ponta para que os profissionais possam trabalhar seguros e oferecer segurança a todos.
Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog e saiba mais! E para conhecer nossos serviços de terceirização, acesse nosso site ou entre em contato com a gente.