O descarte de resíduos correto é uma das maneiras que temos de cuidar do nosso planeta e do meio ambiente. A limpeza e conservação é um dos serviços que podem ajudar nesse quesito, especialmente nos condomínios e nas empresas.
Mas como podemos fazer isso no dia a dia? É sobre esse assunto que vamos falar aqui hoje, pois muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer o descarte de resíduos corretamente.
Veja o resumo deste conteúdo
Por que fazer o descarte de resíduos?
Apesar de não percebermos, a quantidade de lixo produzida todos os dias, nas grandes cidades, é enorme. Agora, imagine se contabilizarmos todos esses dejetos no prazo de 1 ano?
O descarte de resíduos deve ser feito para que esse lixo não vá parar em rios, terrenos baldios e na natureza. Muitos desses materiais descartados demoram centenas de anos para serem decompostos. Já outros liberam substâncias nocivas para o meio ambiente e alguns, infelizmente, nunca se decompõe.
Portanto, parece pouco, mas se cada pessoa ou empresa se preocupar em fazer o descarte de resíduos correto, muitos desses problemas ambientais podem ser evitados. Afinal, muitos materiais que parecem lixo podem ser reciclados, reutilizados ou reaproveitados.
Segundo a cartilha da empresa Valec – Engenharia, construções e ferrovias – as diferenças entre os resíduos sólidos podem ser classificadas em:
Lixo residencial: resíduos gerados diariamente nas residências;
Lixo comercial: produzido por restaurantes, lojas, supermercados, entre outros estabelecimentos, que podem ter características distintas;
Lixo público: proveniente da limpeza de espaços públicos e de objetos não utilizados pela população, como galhos de árvores, entulhos de obras, objetos velhos, etc;
Lixo específico: geralmente são resíduos e substâncias que podem contaminar a natureza. São produzidos por indústrias, hospitais e pela construção civil.
Como cada material deve ser descartado?
O descarte de resíduos deve ser feito na lixeira de cor específica para cada material:
Lixeira marrom: para resíduos orgânicos;
Lixeira vermelha: para plásticos;
Lixeira azul: para papéis;
Lixeira verde: para vidros;
Lixeira amarela: para metais.
Já os dejetos hospitalares e industriais devem ser descartados separadamente e de acordo com as normas ambientais e de segurança de cada setor.
A importância de contratar uma equipe de limpeza e conservação
Contratar profissionais de limpeza terceirizada para cuidar também do descarte de resíduos é uma boa opção, principalmente para condomínios e empresas.
Os profissionais terceirizados, geralmente, são treinados e qualificados para executar os serviços dentro das normas ambientais. Este é o caso da limpeza hospitalar, por exemplo, que possui diversas restrições no descarte e, por isso, deve ser realizada por profissionais habilitados.
Para ter a garantia de que a limpeza e conservação será feita da forma correta, é importante procurar por empresas terceirizadas com experiência de mercado. Veja aqui o que saber antes de contratar a terceirização de serviços.
A Intersept oferece serviço de limpeza e conservação em Curitiba
Conte conosco e tenha profissionais preparados para realizar a limpeza da sua empresa ou condomínio: conheça aqui o nosso serviço. Com 20 anos de experiência, nosso foco é cuidar do bem-estar de todos, bem como do meio ambiente. Entre em contato para realizar um orçamento: 4007-2640 ou pelo e-mail comercial@intersept.com.br.