A estrutura de um prédio pode ser comparada ao corpo humano, pois precisa de cuidados específicos para manter o seu bom funcionamento. Aí entra a manutenção predial, um serviço que mantém a conservação e a estética do edifício por muitos anos.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que faz a manutenção predial e qual a sua importância para os condomínios. Se você é síndico, precisa ficar ainda mais informado sobre este serviço.
Veja o resumo deste conteúdo
O que é e onde atua a manutenção predial?
A manutenção predial atua em todas as áreas do condomínio e é responsável por manter a sua estrutura em ordem. São revisões periódicas feitas para verificar se tudo o que o condomínio oferece está em perfeito estado.
Na manutenção periódica devem ser verificados:
– elevadores;
– bombas de água;
– itens de segurança;
– AVCB (auto vistoria do corpo de bombeiros);
– NRs (normas regulamentadoras);
– medição ôhmica do sistema de para-raios (que precisa 1 vez por ano);
– higienização dos reservatórios (2x por ano);
– recarga dos extintores;
– bombas de água;
– funcionamento dos portões (conforto e segurança).
Os prédios mais novos, geralmente, possuem um plano de manutenção preventiva, dentro do manual do proprietário. Os síndicos precisam ter conhecimento destas informações, para zelar pela longevidade do edifício.
A manutenção predial é obrigatória?
Algumas das manutenções são obrigatórias e devem ser informadas aos moradores. Já alguns reparos nos quais que não existe legalidade, infelizmente, muitos síndicos optam por fazer conforme necessidade e essa atitude pode gerar mais gastos futuros.
Muitos condomínios deixam de fazer os serviços de conservação em locais que não são vistos no dia a dia. Por exemplo, se a recepção for bem arrumada, mas a casa de máquinas dos elevadores possuir infiltrações ou problemas elétricos pode-se dizer que a manutenção predial está precária.
Afinal, a atenção com os lugares que ninguém enxerga ou tem acesso no dia a dia também são muito importantes, já que a preservação do condomínio deve feita como um todo. A falta de pequenos cuidados pode trazer grandes dores de cabeça a longo prazo. É muito mais difícil você corrigir algum dano e alguns deles ainda podem desvalorizar o condomínio.
Qual a periodicidade indicada para a realização da manutenção preventiva?
A manutenção predial preventiva, se feita mensalmente, pode gerar muito mais economia para o condomínio. Se acontece de quebrar um portão, por exemplo, os gastos certamente serão muito maiores com o conserto.
Um serviço de manutenção mensal pode dar impressão de gastos maiores durante o ano, mas na prática isso não é verdade. Quando se tem um orçamento anual planejado, já com o valor das manutenções periódicas, é muito mais fácil evitar gastos imprevistos. A manutenção corretiva pode ter um valor muito mais alto que a preventiva, chegando a custar até 5x mais.
Como escolher uma empresa para fazer a manutenção predial?
A escolha da empresa que vai fazer o serviço é de extrema importância. A vistoria deve ser feita por profissionais qualificados, que possuem experiência em manutenção de construções, para que o investimento seja certeiro. De início, o serviço pode parecer mais caro, mas as empresas qualificadas, que utilizam bons materiais e oferecem um trabalho de qualidade, vão trazer benefícios por muito mais tempo.
Para que o condomínio esteja sempre em dia, é importante é que o síndico busque orientações e também instrua seus zeladores, em como e quando realizar a manutenção predial preventiva no local. Esta é uma forma de gerar economia e manter o condomínio com boa infraestrutura para todos.
Se você é síndico e busca serviços de manutenção predial, limpeza e conservação, entre em contato com a Intersept: (41) 3266-9581 l WhatsApp: (41) 98854-0059 l E-mail: comercial@intersept.com.br