Com toda a insegurança que enfrentamos em nosso dia a dia, as ferramentas de segurança eletrônica estão cada vez mais presentes em nossas vidas, para trazer mais proteção e bem estar para nossa família ou empresa.
E algumas ferramentas bastante importantes são as de controle de acesso, como as portarias, pois garantem que apenas pessoas autorizadas transitem nas dependências do condomínio ou empresa.
Mas você sabe o que é portaria remota? E o que é portaria autônoma? Sabe as diferenças entre elas? Então acompanhe este post para entender melhor!
Veja o resumo deste conteúdo
O que é portaria remota?
Para entender o que é portaria remota, é preciso pensar na operação de uma portaria presencial, pois elas funcionam de maneira semelhante. Isso porque, na portaria remota, o que é realizado pelo porteiro na portaria física, passa a ser realizado por um operador, diretamente da central de monitoramento da empresa responsável pela portaria.
Assim, para entender o que é portaria remota, é interessante compreender que, ao chegar ao condomínio ou empresa, o visitante aperta um único botão que o conecta diretamente com a central de monitoramento. É essa central, então, que contacta o morador para verificar se o visitante pode ser liberado.
O que faz um operador de portaria remota?
Agora que você sabe o que é portaria remota, pode entender também que, para que ela funcione corretamente, se faz necessária a existência de um operador, que fica alocado na central de monitoramento e é responsável por atender os chamados de visitantes que chegam à portaria.
Esse operador realiza uma rápida entrevista com o visitante, solicitando suas informações, como nome e documento, e do morador ou da unidade de moradia aonde ele pretende ir. Feita essa breve entrevista, o operador entra em contato com o morador pelo interfone e, recebendo a permissão, libera a entrada do visitante.
O que é portaria virtual autônoma?
Sabendo o que é portaria remota, é possível compreender também o que é portaria virtual autônoma, já que sua definição está baseada em diferenças entre as duas.
Na portaria autônoma, não existe um porteiro ou operador respondendo o chamado do visitante. Assim, quando o visitante chega ao condomínio ou empresa, ele realiza um chamado diretamente para o morador, por meio do interfone. O morador, por sua vez, recebe uma chamada de vídeo pelo celular, utilizando o aplicativo da empresa de segurança, e por meio da própria chamada tem a possibilidade de liberar o acesso do visitante, utilizando chaves ou senhas de acesso ou, até mesmo, QR Codes temporários.
Qual portaria é mais vantajosa para meu condomínio ou empresa?
Mais do que entender o que é portaria remota e portaria autônoma, é preciso reconhecer qual delas é mais vantajosa para sua empresa ou condomínio, não é mesmo? Para isso, é importante compreender que as duas apresentam vantagens significativas em relação à portaria presencial, especialmente no que se refere a custos de operação e a aumento de segurança.
A redução de custos se dá por meio da terceirização, que transfere para a empresa contratada a responsabilidade pelo pagamento de encargos trabalhistas e pela manutenção dos equipamentos instalados, por exemplo, permitindo, inclusive, uma maior previsibilidade para o orçamento da sua empresa ou condomínio.
O aumento da segurança é resultado de um funcionamento mais automatizado, realizado por operadores treinados e utilizando tecnologias que auxiliam na proteção de pessoas e patrimônios, como câmeras de monitoramento, eclusas e outras ferramentas de controle de acesso.
É importante comentar também que, sabendo o que é portaria remota e portaria autônoma, é possível compreender dois diferenciais importantes entre as duas: o direcionamento da videochamada e o tipo de interfone utilizado.
Na portaria remota, o interfone tem apenas um botão, que direciona a chamada de vídeo para a central de monitoramento. Dessa forma, o visitante não precisa ter clareza sobre a unidade que irá visitar, basta saber o nome do morador ou da empresa que está visitando.
Na portaria autônoma, porém, o interfone tem botões de 0 a 9, para que o visitante digite diretamente as informações da unidade que irá visitar. Isso significa que, nesse modelo, o morador precisa informar ao visitante o número da sua unidade, para que, ao chegar, o visitante possa realizar a chamada de vídeo, por meio do interfone, diretamente para o morador.
Nesse caso, ainda que demande um pouco mais do morador, o custo-benefício é ainda maior, já que não existe a necessidade de direcionar um operador para atender aos chamados. É mais praticidade para o dia a dia do condomínio ou empresa.
Você já sabia o que é portaria remota? Se quiser mais informações sobre esse serviço, acesse nosso site. E para saber mais sobre segurança eletrônica e terceirização, acompanhe nosso blog!