A violência no trânsito é um assunto preocupante e recorrente nos noticiários de todo o Brasil, por isso, os serviços de proteção veicular e seguro são cada vez mais fundamentais para quem utiliza o transporte privado no dia a dia. Mas qual é a diferença entre proteção veicular e seguro?
Na busca por maior segurança e tranquilidade no trânsito, proprietários de veículos procuram contratar proteção veicular e seguro, mas nem sempre sabem qual é a diferença entre estes serviços. Por isso, compartilhamos com você alguns pontos importantes para se refletir antes de decidir qual é o mais indicado para o seu caso. Confira no post!
Veja o resumo deste conteúdo
Seguro
O seguro funciona a partir de um contrato entre o proprietário e a seguradora. Este acordo é oficializado por uma apólice definida por vários fatores, como o perfil do proprietário, modelo do carro e equipamentos de segurança, entre outros itens.
A contratação do seguro tem a função de ressarcimento a prejuízos ocasionados por furtos, roubos, colisões, danos pessoais ou a terceiros, além de desastres naturais. No caso de consertos, a seguradora faz o pagamento diretamente para o responsável pelo reparo, seja a oficina ou o profissional contratado.
Proteção veicular
Quem escolhe o serviço de proteção veicular conta com suporte constante, garantindo mais tranquilidade e segurança para toda a família. O monitoramento é realizado durante 24 horas, e o acompanhamento pode ser feito pelo proprietário por um app completo, via celular, ou pela plataforma web, para acesso pelo computador.
Uma das diferenças entre proteção veicular e seguro é que a proteção veicular atua com uso de rastreador, ou seja, monitora o veículo 24 horas pelo sistema GPS (geolocalização). Dados como velocidade, trajeto percorrido e o tempo de permanência em cada local são registrados automaticamente e podem ser acessados de forma simples pelo proprietário.
Alguns rastreadores ainda permitem que o veículo seja bloqueado, interrompendo o funcionamento do motor e permitindo que o veículo seja reencontrado com agilidade em caso de furto ou roubo.
O que considerar na hora de escolher entre proteção veicular e seguro?
Ao avaliar entre proteção veicular e seguro, você deve considerar o valor a ser pago pelo contratante, a franquia do seguro, que acontece somente quando é preciso acionar a seguradora, como nos casos de sinistro, roubo, conserto do veículo ou perda total.
Outro ponto importante sobre proteção veicular e seguro é a assistência veicular que cada um desses serviços inclui. Antes de se decidir, pesquise quais são as vantagens de cada serviço oferecido nos casos de emergência e sinistros.
Cooperativa de Seguro e Associações de seguros
Diferente da proteção veicular e seguro, em cooperativas ou associações, nas ocorrências de furto, roubo ou colisão, existe o rateio do valor da ocorrência entre todos os filiados. Isto quer dizer que a indenização é feita a partir dos pagamentos da cota de participação. Neste caso, o cooperado também precisa colaborar para receber sua indenização.
Além disso, o valor total da compensação pode levar até 12 meses para ser pago.
Qual é a diferença entre associação e a proteção veicular oferecida pela Intersept?
Ao contratar a proteção veicular da Intersept, que não atua no modelo de associação, no caso de assalto, roubo, colisão ou perda total, o ressarcimento será realizado pela nossa empresa, em parceria com o banco e com base na tabela Fipe.
A proteção veicular da Intersept ainda oferece serviços como rastreamento, assistência 24 horas e reboque. Além do suporte em caso de pane seca, mecânica ou elétrica, também tem assistência veicular para ativar a troca de pneu, chaveiro, táxi, guarda do veículo e hospedagem.
Antes de decidir entre proteção veicular e seguro, conheça todos os itens inclusos no serviço de Proteção Veicular da Intersept. Acesse nosso site e faça seu orçamento. E para mais informações sobre a segurança do seu veículo e da sua família, acompanhe nosso blog.