A instalação do rastreador danifica a moto?
Com a popularização do sistema de rastreamento veicular, é comum surgirem diversas dúvidas sobre o funcionamento dele, e também sobre sua eficácia. Pensado para proteger os veículos, o rastreador tem um funcionamento relativamente simples e pode, até mesmo, reduzir o preço do seguro dos veículos, além de aumentar consideravelmente as chances de que o veículo seja encontrado em caso de roubo.
Ainda assim, talvez você já tenha ouvido por aí que a instalação do rastreador danifica a moto. Será que é verdade? Confira a seguir!
Veja o resumo deste conteúdo
Antes de mais nada, você sabe como funciona o rastreador para motos?
Antes de compreender se a instalação do rastreador danifica a moto, é importante entender como ele funciona!
O rastreador para motos é um dispositivo pequeno, que pode ser instalado embaixo do banco, próximo à bateria, no painel ou no baú da motocicleta, por exemplo, desde que o local escolhido permita o acesso do rastreador ao chicote.
Assim como os rastreadores de carros e caminhões, o rastreador para motos funciona por meio de tecnologia GPS (geolocalização), e sempre que a moto se movimenta, o rastreador é acionado, enviando os dados para uma central de monitoramento, ou diretamente para um aparelho celular.
Quando a moto está ligada, as informações são enviadas a cada 3 minutos; porém, quando está desligada, as informações de localização são enviadas a cada meia hora. E esse envio talvez seja um dos motivos para que as pessoas pensem que o rastreador danifica a moto. Mas vejamos, então, se isso realmente acontece.
Afinal, a instalação do rastreador danifica a moto?
É muito comum encontrar quem afirme que instalar um rastreador danifica a moto. Essa afirmação, muitas vezes, leva em consideração a necessidade de conectar o rastreador à bateria e o uso que o equipamento faz dela. Por isso, para saber se a instalação do rastreador danifica a moto, é preciso considerar dois pontos principais: o funcionamento do rastreador e a forma como é feita a instalação dele.
Quem diz que o rastreador danifica a moto, muitas vezes está pensando no consumo da bateria. No entanto, o rastreador para motos, quando desligado, consome energia equivalente à luz de led de um alarme, por exemplo. Portanto, quando consideramos o funcionamento dele, podemos garantir que é incorreto afirmar que o rastreador danifica a moto.
Por outro lado, ao considerarmos a forma como a instalação é realizada, talvez a afirmação de que o rastreador danifica a moto se torne verdade. Isso porque, se não for realizada da maneira correta, a instalação pode causar panes elétricas ou acabar danificando a bateria da moto. Proteja ainda mais a sua moto com proteção veícular!
Utilize equipamentos de boa qualidade e conte com um profissional para realizar a instalação
Como vimos, a instalação do rastreador danifica a moto apenas quando é feita de maneira errada. Por isso, contar com um profissional capacitado é fundamental para garantir o bom funcionamento do rastreador para motos, sem danificar seu veículo.
Mais do que um bom profissional para instalar, certifique-se também de instalar um equipamento de qualidade, pois, certamente, um mau rastreador danifica a moto e acaba trazendo mais prejuízos do que soluções.
Aqui na Intersept, utilizamos sempre produtos homologados e de boa qualidade, com eficiência comprovada, além de disponibilizarmos técnicos capacitados para realizar a instalação do equipamento. Contratando o rastreamento para motos da Intersept, além da certeza de que o rastreador não irá danificar a moto, você conta ainda com uma central de monitoramento e outras diversas vantagens.
Entre em contato agora mesmo e garanta seu rastreador para motos! Ou acompanhe nosso blog e saiba mais sobre rastreamento veicular e monitoramento.