A segurança compartilhada é uma ótima solução para diminuir os altos índices de criminalidade que seguem preocupando as pessoas em seu dia a dia. Apesar de ser dever do Estado garantir a segurança da população, também é responsabilidade de cada cidadão engajar-se em medidas para combater a insegurança nas cidades.
Por isso, preparamos este post, para que você saiba o que é e como funciona a segurança compartilhada e possa, assim, aplicá-la em sua região. Confira!
Veja o resumo deste conteúdo
O que é a segurança compartilhada?
A segurança compartilhada é composta por atividades, mecanismos e tecnologias que promovem a união de moradores, comerciantes e demais membros da sociedade com um objetivo comum: aprimorar a segurança do bairro ou da região onde vivem ou trabalham.
Nesse sentido, a segurança compartilhada é um conceito que abrange a elaboração de planos de prevenção, o apoio de ferramentas de comunicação e vigilância e o envolvimento de moradores e comerciantes de determinado bairro ou região, a fim de monitorar ruas e imóveis. Dessa maneira, qualquer movimentação suspeita é logo percebida, e os demais integrantes da rede comunitária são rapidamente comunicados.
Como funciona a segurança compartilhada?
Para que se possa colocar em prática a proposta da segurança compartilhada, é possível contar com diferentes tecnologias e ações relacionadas à segurança. Apresentamos as principais delas a seguir.
Monitoramento de câmeras e alarmes
A instalação de câmeras de monitoramento pelo bairro é uma forma bastante eficaz de aumentar a segurança em qualquer região. E com a noção de segurança compartilhada, esse monitoramento é também feito em conjunto, por meio do acesso dos moradores às câmeras das ruas.
A instalação de câmeras costuma ser bastante eficaz para inibir crimes, especialmente quando aliada a outras ações de segurança, como alarmes monitorados e rondas frequentes.
Colaboração entre vizinhos
Num bairro em que há movimento de moradores, famílias e comerciantes, há mais segurança. É por isso que realizar a segurança compartilhada envolve contar com a ajuda de todos os moradores (ou do máximo possível deles!). Quando todos zelam pela segurança do bairro, reconhecendo e alertando sobre movimentações estranhas, todos se sentem mais seguros.
Uso de aplicativos voltados para a segurança compartilhada
Hoje em dia, a tecnologia é uma importante aliada em diferentes contextos da nossa vida, seja para aproximar quem está longe, seja para tornar o dia a dia mais fácil. E é claro que quando o assunto é segurança compartilhada não poderia ser diferente.
Com o armazenamento em nuvem, por exemplo, ficou muito mais fácil permitir o acesso às câmeras de vigilância a partir de diferentes dispositivos – celulares ou computadores. Dessa forma, os moradores do bairro podem compartilhar o acesso a câmeras de vigilância instaladas nas ruas da região por meio de aplicativos de segurança, como o Bairro Seguro.
Além do acesso a câmeras, o uso de aplicativos também é importante para o melhor funcionamento da segurança compartilhada por permitir a comunicação entre os vizinhos e dos moradores com uma central de monitoramento, responsável por gerenciar e realizar a manutenção das câmeras de segurança, além de oferecer opções de ronda, controles de chegada e de saída e botão de pânico.
Sinalizações que ajudam a inibir criminosos
Outro elemento interessante da segurança comunitária são os elementos de sinalização, geralmente disponibilizados pela empresa de monitoramento que gerencia a segurança. São placas nas casas e ruas indicando a existência de uma rede colaborativa para aumentar a segurança da região.
Considerando que as pessoas que invadem casas e comércios para furtar ou roubar costumam procurar os caminhos mais fáceis e que oferecem menores chances de erro, demonstrar que existem vizinhos e vigilantes observando os imóveis também faz diminuir as tentativas de furto ou roubo.
Por causa de todos esses elementos e de diversas outras vantagens é que a segurança compartilhada é uma excelente maneira de aumentar a segurança de um bairro ou de uma região, de forma mais acessível, e ainda ampliando a colaboração entre vizinhos.
Gostou dessas dicas? Então acesse nosso blog e confira muito mais! E se quiser conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site agora mesmo!