Sabemos que uma das formas de proteger uma casa é colocar empecilhos que dificultem a entrada de pessoas mal intencionadas. Uma forma bastante comum de fazer isso é levantando muros ao redor da casa – o que ajuda também a delimitar a área da propriedade.
No entanto, mais do que contar com um muro para proteger sua residência, é interessante pensar em formas de ampliar a segurança que esse muro é capaz de oferecer. Por isso, elencamos neste post algumas das melhores possibilidades para garantir maior segurança para muros residenciais. Confira!
Veja o resumo deste conteúdo
Tenha cuidado com a altura do muro
Pode parecer que quanto mais altos e fechados, maior a segurança para muros residenciais, não é mesmo? Mas é preciso ter cuidado, pois muros muito altos e residências muito fechadas podem ter o efeito contrário.
É claro que um muro alto e fechado vai trazer mais privacidade para a residência, impedindo que as pessoas que passam na rua observem o interior da casa. No entanto, em caso de invasão, por exemplo, o muro torna mais fácil a ação do invasor, já que, uma vez dentro da residência, ninguém verá o que está acontecendo. Isso pode dificultar, inclusive, um pedido de socorro dos moradores, em casos mais extremos.
Por isso, ao pensar em segurança para muros residenciais, é preciso considerar alternativas seguras e confiáveis à construção de pequenas fortalezas, agregando ao muro outras formas de ampliar a segurança – como a cerca elétrica e os sensores de barreira, de que falaremos a seguir. Conheça outras soluções para proteger a sua casa e sua família, monitoramento de alarmes e monitoramento de câmeras.
Instale uma cerca elétrica ou sensores de barreira
Uma opção bastante interessante para aumentar a segurança para muros residenciais é instalar uma cerca elétrica, especialmente se o muro não for muito alto ou apresentar pontos que facilitem a subida nele. A cerca elétrica, quando tocada, emite uma descarga elétrica capaz de assustar e inibir qualquer invasor. Apesar de não ser letal nem causar danos ao ser humano, a corrente emitida é bastante incômoda e pode desnortear o invasor, impedindo que ele prossiga com a ação.
As cercas elétricas precisam seguir as normas de instalação do município e podem ser monitoradas ou não. Quando são monitoradas, emitem um alerta sonoro junto à corrente elétrica, trazendo ainda mais segurança para muros residenciais.
Porém, se o muro da sua casa é mais baixo do que a regulamentação permite para a instalação desse tipo de cercas, ou se você não gosta da estética que elas atribuem ao imóvel, uma outra forma de aumentar a segurança para muros residenciais é a instalação de sensores de barreira.
Esses sensores emitem e recebem luz infravermelha, invisível a olho nu, o que possibilita a detecção de movimentos. Quando instalados sobre o muro e conectados ao alarme residencial, os sensores de barreira emitem um alerta sonoro quando qualquer pessoa ou objeto interrompe o sinal de luz enviado e recebido. Dessa forma, esses sensores, ainda que contem com tecnologias distintas e sejam mais discretos que a cerca elétrica, têm uma funcionalidade bastante parecida, também proporcionando mais segurança para muros residenciais.
Amplie a segurança com o monitoramento de câmeras e alarme
Por fim, ao pensar na segurança para muros residenciais, é preciso pensar também na segurança de toda a residência. Para isso, a melhor opção é contar com o monitoramento de uma empresa de segurança eletrônica.
Esse monitoramento pode ser associado à cerca elétrica e aos sensores de barreira, como já comentamos aqui, mas também pode integrar outros sensores de alarme e câmeras, fornecendo um sistema de segurança residencial completo e projetado especialmente para a sua residência.
Além disso, empresas de segurança, como a Intersept, oferecem outros serviços, como rondas, apoio tático e botão de pânico. É a possibilidade de ainda mais segurança para muros residenciais, protegendo você, sua família, seus bens e sua residência.
Conheça nossos serviços acessando nosso site. E para saber mais sobre segurança eletrônica, acompanhe nosso blog.