Falar em segurança nunca foi assunto tão sério quanto nos dias de hoje. Quando se fala em segurança condominial a responsabilidade de cada condômino é ainda maior, pois eventuais brechas e falhas podem acarretar na exposição de dezenas ou centenas de pessoas.
Por isso é sempre importante estar atento e reunir o máximo possível de informações para reduzir os riscos. Pensando nisso, listaremos hoje 5 dicas para tornar seu condomínio mais seguro. São discussões que devem ser feitas nas reuniões do condomínio, a fim de que todos estejam efetivamente mais protegidos em seus domicílios.
Veja o resumo deste conteúdo
Guarita
A guarita é a ‘linha de frente’ da defesa de um condomínio. Ela trata de proteger não apenas os funcionários, como também inibir logo de início qualquer ação criminosa. É nela onde, normalmente, fica o sistema de monitoramento de câmeras. Aqui a grande dica são vidros espelhados ou escurecidos, para que mesmo quando não haja ninguém lá – muitos condomínios não contam com porteiro 24 horas – o papel de inibir siga sendo cumprido.
E sempre dentro do possível, transfira a instalação dos servidores de imagens, de controle de acesso e de outros equipamentos de segurança para salas fechadas e seguras, deixando na guarita apenas o acesso para visualização das imagens e outros dispositivos. Garantindo assim a segurança dessas imagens e informações de acesso do dia a dia do condomínio.
Leia também: Veja como organizar uma assembleia virtual no seu condomínio
CFTV
Um sistema efetivo de circuito fechado de TV (CFTV) contribui muito e é cada vez mais indispensável. O mercado disponibiliza hoje câmeras de alta resolução mesmo em condições de escuro extremo. Consulte uma empresa especializada e invista em equipamentos e em um planejamento que garantam o total atendimento às necessidades.
Controle de Acesso
Além do rígido controle feito pelos próprios funcionários e moradores do condomínio, o mercado oferece muitas opções para o controle de acesso por meio de equipamentos. De um simples cartão magnético ou senha, até sistemas mais complexos de identificação biométrica, é possível ter total controle sobre quem entra e quem sai, inclusive com a possibilidade de gravação digital.
Novos funcionários
Toda vez que houver a necessidade da contratação de novos funcionários para o condomínio é preciso pedir antecedentes, referências e todo tipo de certificação possível, já que essa pessoa terá livre acesso às áreas do condomínio. Um curso de capacitação e um acompanhamento mais próximo nos primeiros dias ajudam muito também.
Assitência 24 horas
Discuta na reunião de condomínio sobre as vantagens de contar com a assistência 24 horas de uma empresa especializada e com histórico de bons serviços prestados. Um portão que emperra aberto durante a madrugada, em um condomínio que não tem porteiro durante esse horário -, por exemplo, é uma exposição gigantesca. Esses pacotes podem incluir não apenas emergências, mas também manutenção preventiva, manutenção corretiva e cobertura completa para os equipamentos do sistema de segurança.
Fonte: Cimtel