A gestão de frotas envolve, de maneira resumida, controle, acompanhamento e gerenciamento de tudo o que acontece com os veículos de uma empresa e com as pessoas responsáveis por operar esses veículos. Isso significa, na prática, não só estabelecer as melhores rotas para economizar tempo e dinheiro, mas também realizar a manutenção dos veículos, o treinamento correto dos operadores, entre outros fatores.
Por isso, ela é tão importante e deve ser feita com cuidado, garantindo um bom planejamento. E para te ajudar nessa tarefa, neste post apresentamos como fazer um bom planejamento e definir metas para a gestão de frotas de sua empresa. Confira!
Veja o resumo deste conteúdo
Faça um diagnóstico completo
Antes de poder traçar metas e elaborar um plano de ação para a gestão de frotas, é preciso realizar um diagnóstico completo de todo o funcionamento da frota de sua empresa. Isso significa não apenas olhar para os custos operacionais, mas levar em consideração, também, diversos outros fatores.
Quanto aos custos, observe os gastos com combustível, manutenção, despesas de motoristas, pedágios, entre outros. Olhe também para a frequência das manutenções realizadas, as rotas traçadas para cada veículo e o tipo e volume de carga sendo carregado em cada um deles. Considere também os investimentos realizados com melhoria da frota e treinamento de funcionários, assim como as despesas com empresas terceirizadas e a eficiência do serviço prestado.
Se você já conta com um sistema de gestão de frotas como o da intersept, por exemplo, todo esse diagnóstico poderá ser feito muito mais facilmente. Se ainda não tem, talvez seja a hora de colocar isso entre as metas.
Defina metas para o período
Uma vez realizado o diagnóstico da sua gestão de frotas, é importante definir objetivos e metas. Para fazer isso, existem alguns questionamentos que você pode fazer, a fim de tornar mais claras as intenções.
Para definir seus objetivos, pergunte-se: onde eu quero que minha empresa chegue? As respostas para essa pergunta nortearão o estabelecimento de objetivos. Por exemplo, você pode querer otimizar o uso de recursos, evitar o acontecimento de roubos e acidentes, aumentar a segurança da frota ou ampliar a frota da empresa, por exemplo.
O que devo fazer para alcançar esses objetivos? Ao responder essa pergunta, elencando todos os passos necessários, você poderá determinar suas metas. Para otimizar o uso de recursos, por exemplo, é preciso planejar corretamente as manutenções preventivas dos veículos, monitorar o comportamento dos motoristas que podem aumentar o consumo de combustível, garantir o melhor custo-benefício nos seguros dos veículos, entre outros pontos.
Porém, ao definir suas metas, lembre-se de que elas devem ser específicas, abordando apenas uma ação por vez, mensuráveis, podendo ser medidas, atingíveis, condizendo com a realidade, e temporais, com prazo determinado para acontecerem.
Elabore um plano de ação detalhado
Com as metas definidas, trace um plano de ação para a realização de todas elas, considerando prazos, recursos, objetivos e expectativas para sua gestão de frotas. Para isso, olhe para sua equipe, para seus veículos e para os objetivos e metas definidos, agrupando as atividades a serem realizadas, deixando claro quem ou que setor será responsável por executar e por verificar a execução de cada tarefa e registrando tudo isso em um sistema de gestão de frotas.
Além de elaborar o plano de ação, certifique-se de que ele seja claro e objetivo e de que todos os envolvidos e responsáveis tenham conhecimento dele.
Estabeleça indicadores de desempenho
Feito o plano de ação, antes de colocar tudo em prática em sua gestão de frotas, determine também quais serão os indicadores de desempenho utilizados para acompanhar o progresso de seu planejamento. No caso da otimização do uso de recursos, é possível usar indicadores como a variação de custo mensal da frota com combustível e a relação entre consumo e quilômetro rodado, por exemplo.
Além disso, estabeleça também uma frequência de verificação e análise desses indicadores. Determine também quem fará esse acompanhamento, para que não se perca entre as diversas atividades envolvidas na gestão de frotas.
Agora que você já sabe como planejar a gestão de frotas de sua empresa, conte com nossos serviços para auxiliar nesse processo. E se quiser mais dicas e informações, acompanhe nosso blog.