Todos os dias a sua marca está em contato com consumidores, clientes, parceiros e fornecedores. Mas como manter vários canais de relacionamento alinhados com o que a sua marca realmente acredita e deseja transmitir? Sabendo da importância do bom atendimento contínuo, selecionamos 5 dicas para melhorar atendimento ao cliente. Confira!
Veja o resumo deste conteúdo
A primeira impressão é a que fica?
Quando o assunto é melhorar atendimento ao cliente, nem sempre. Isso porque clientes são consumidores que já tiveram um impacto positivo com a sua marca, seja pela comunicação, fachada da loja, experiência de compra e atendimento.
Por isso, independente do segmento de sua empresa, é preciso criar boas impressões em todas as experiências que os clientes tiverem com a sua empresa, sendo a recepção um desses canais.
5 dicas para melhorar o atendimento na sua empresa
A recepção aos clientes deve ser uma das prioridades para uma empresa que deseja melhorar atendimento ao cliente. As pessoas que entram em contato com a sua empresa precisam se sentir bem-vindas para que fiquem à vontade e tenham interesse em voltar.
1 – Invista no atendimento ao cliente
Essa dica pode parecer óbvia, mas, para melhorar atendimento ao cliente, o atendimento presencial, por telefone, e-mail ou WhatsApp, deve seguir um padrão de comunicação. Isso diz muito sobre o “tom de voz” da empresa, ou seja, a forma como ela encara sua comunicação e relacionamentos. Por isso o atendimento ao cliente deve ser visto como investimento e não como um gasto.
2 – Crie normas e rotinas de atendimento
Para melhorar atendimento ao cliente as normas, regras e rotinas não devem engessar o atendimento de sua empresa. Cada cliente é único e o atendimento deve seguir essa lógica. A ideia é que essas diretrizes ajudem recepcionistas, telefonistas e outros profissionais envolvidos nessas práticas a manter a cordialidade e o modo de fazer e pensar da empresa em todos os atendimentos.
3- Recepcione com cordialidade e eficiência
Oferecer um atendimento simpático não significa que o cliente terá uma boa experiência. O atendimento realizado na recepção, por telefone ou App deve ser efetivo, voltado para a resolução de questões, dúvidas e problemas. Os clientes trazem demandas que precisam ser atendidas por profissionais treinados e informados. Cordialidade e eficiência são algumas das ferramentas que podem melhorar atendimento ao cliente.
4 – O atendimento é uma construção
Descubra quais pontos de atendimento você pode melhorar, seja nos canais como telefone, WhatsApp e e-mail ou na recepção presencial. Consulte sua equipe e seus clientes sobre o atendimento oferecido e saiba quais pontos precisam de mais atenção. Melhorar atendimento ao cliente deve ser uma tarefa em constante construção.
5- Personalize o atendimento com a ajuda de profissionais qualificados
Uma boa receptividade vai além da cordialidade e da educação. Melhorar atendimento ao cliente exige diferentes habilidades dos profissionais. Além de capacidades técnicas, como informática, gestão da informação e uso de sistemas específicos, recepcionistas precisam de competências como postura, dicção, organização, proatividade e agilidade. Por isso, conte com profissionais treinados para tais funções.
Dica extra: terceirize o atendimento ao cliente
O atendimento é parte importante da sua empresa, mas não precisa ser o foco de suas preocupações. A recepção e o atendimento administrativo podem ser terceirizados. Além de ser um investimento com excelente custo-benefício, a terceirização é uma ótima solução para criar um atendimento de qualidade e eficiência, sem perder a essência do seu negócio.
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Agora que você já sabe como melhorar atendimento ao cliente, é hora otimizar essa atividade em sua empresa!
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