O serviço de escolta armada vem ganhando força em todo o país. Ele tem como principal objetivo acompanhar o transporte de cargas ou valores para proteger o que está sendo transportado – e também quem transporta. Para isso, dois ou mais agentes de segurança treinados e habilitados acompanham o veículo que transporta cargas ou valores que precisam de proteção.
Esse serviço deve ser realizado sempre por uma empresa de segurança especializada. No entanto, é comum surgir uma pergunta fundamental na hora de contratar a empresa que realizará o serviço: como saber se um serviço de escolta armada é confiável? Acompanhe este texto para saber as respostas para essa pergunta!
Veja o resumo deste conteúdo
Confira se a empresa tem autorização para realizar esse serviço
Todas as empresas de segurança que disponibilizam o serviço de escolta armada devem ser autorizadas pela Polícia Federal – mas sabemos que, na realidade, pode não ser sempre assim. Por isso, antes de contratar esse serviço, acesse o site da Polícia Federal e verifique se as empresas que você encontrou têm autorização de funcionamento.
Para realizar essa consulta, pode ser necessário ter acesso ao número do CNPJ das empresas. Geralmente é possível encontrar esse número na internet, mas você também pode solicitá-lo para a empresa, que deverá fornecê-lo para a sua consulta. Caso a empresa não queira fornecer, suspeite na hora.
Ao fazer a pesquisa, verifique tanto a Declaração de Situação e Regularidade da Empresa como as atividades que ela tem autorização para executar e o estado da federação em que pode atuar. Dessa forma, você pode se certificar de que a empresa que irá prestar o serviço de escolta armada é devidamente regulamentada e fiscalizada pelos órgãos responsáveis.
Conheça o histórico da empresa
Antes de contratar o serviço de escolta armada, é importante também que você verifique o histórico da empresa. Para isso, consulte o site da empresa, confira as informações sobre ela disponibilizadas nele, verificando se são coerentes e de fácil acesso.
Também é possível consultar sites de reclamação, avaliações da empresa na internet e até mesmo as redes sociais. Outro caminho ainda é entrar em contato com outros clientes da empresa, para entender como é o atendimento e verificar se os atuais clientes estão satisfeitos com o serviço prestado.
Confira as informações sobre a frota e os vigilantes
Dois elementos cruciais para o serviço de escolta armada são os vigilantes que acompanham a carga e os veículos que eles utilizam para isso. Portanto, verifique se os vigilantes são devidamente treinados e qualificados e se possuem a Carteira Nacional do Vigilante (CNV) e o curso de extensão exigido para a realização de escolta armada.
Verifique também quais são os veículos que formam a frota da empresa. É importante que eles sejam confiáveis, com rápida resposta e bom desempenho, pois são ferramentas importantes na prevenção de ocorrências como assaltos por exemplo.
Além disso, confira se a empresa conta com rastreamento via satélite. Essa é uma ferramenta que certamente agrega ainda mais segurança ao serviço de escolta armada. Isso porque, além dos vigilantes que acompanham a carga, uma central de monitoramento acompanhará o transporte, acionando os protocolos de segurança em caso de qualquer ocorrência.
A Intersept oferece, além da terceirização de serviços e do rastreamento veicular, o serviço de escolta armada. Há mais de 20 anos no mercado, a Intersept conta com uma equipe altamente treinada e qualificada, devidamente habilitada e com autorização de funcionamento da Polícia Federal. Entre em contato para saber mais!
E se você gostou dessas dicas, acompanhe nosso blog para mais informações sobre segurança patrimonial e serviços terceirizados. E para conhecer nossos outros serviços, acesse nosso site.