O período de férias é o momento do ano em que a atenção com a segurança deve ser redobrada, pois tanto quem faz a gestão, quanto os moradores dos condomínios, devem tomar alguns cuidados. Para você saber quais estratégias devem ser adotadas para a segurança condominial nas férias, preparamos um checklist completo. Confira!
Veja o resumo deste conteúdo
✓Acesso ao condomínio
Relaxamento na rotina das famílias, crianças passando mais tempo em casa e mudanças no ritmo de circulação e uso das áreas coletivas: tudo isso exige maior segurança do condomínio nas férias. Por isso, incorpora-se ao plano de segurança condominial quais são as regras de acesso ao condomínio, com a adoção de boas práticas de proteção e cautela por funcionários, moradores e visitantes.
✓Estrutura do condomínio
É preciso levantar quais são os principais pontos de vulnerabilidade do condomínio, para posteriormente criar um plano de segurança e monitoramento para os espaços. A análise dos pontos de acesso é necessária para descobrir se existem falhas de estrutura.
Além disso, é necessário vistoriar se existem problemas técnicos em equipamento e ruídos na comunicação. Estas lacunas podem facilitar a invasão do espaço, atrapalhar a aplicação das regras de condomínio aos visitantes, e ainda confundir moradores e funcionários sobre as instruções de segurança no condomínio.
O momento de abrir e fechar os portões dos carros, a entrada de pedestres e o cuidado com as chaves e controles de acesso são pontos prioritários para melhorar a segurança do condomínio. Estes cuidados devem ser coletivos e diários!
✓Colaboradores e prestadores de serviço
Os condomínios precisam de cuidado e manutenção, inclusive nas férias. Serviços profissionais das mais diferentes áreas, como limpeza e conservação, portaria e jardinagem acessam o espaço diariamente. Por isso, eles devem estar comprometidos, as regras e medidas de segurança do condomínio já implementadas.
Os colaboradores e funcionários têm acesso a quase todas as áreas do condomínio, inclusive àquelas que nem os moradores podem entrar. Dessa forma, é necessário que as pessoas contratadas possuam qualificação para a função e referências anteriores comprovadas. Se preciso, também é possível verificar os antecedentes criminais dos candidatos.
Aproveite para conferir 5 benefícios da terceirização para condomínios
✓ Tecnologia para segurança condominial nas férias
Tão importante quanto os itens anteriores do nosso checklist, a segurança do condomínio nas férias é fundamental para que a tranquilidade e o bem-estar dos moradores seja garantido durante este período do ano.
Ao contratar uma empresa de segurança eletrônica é realizado um diagnóstico do condomínio e elaborado um projeto de segurança personalizado. Nesta análise são definidos quais equipamentos devem ser instalados e os serviços necessários para cobertura dos pontos de vulnerabilidade, aumentando a segurança de todos que convivem no espaço.
Para garantir a proteção e a tranquilidade aos moradores do condomínio é preciso ter confiança. A Intersept oferece serviços de segurança eletrônica e monitoramento com excelência e compromisso, pois atua no segmento há mais de 20 anos, mantendo bases em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Joinville, São José, Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e São Paulo, garantindo atendimento rápido e eficiente, independente da ocorrência. Entre em contato com a Intersept e solicite um orçamento de alarme monitorado, ou entre em contato através do nosso Whatsapp (41) 4007-2640!
Para mais dicas sobre segurança e monitoramento em condomínios, acesse nosso blog agora mesmo.