Segurança é uma das maiores necessidades para quem tem crianças na família. Mas quais são os cuidados necessários para garantir a segurança no condomínio? Quais equipamentos e serviços podem tornar os ambientes mais protegidos para os pequenos e como ensinar segurança no condomínio para as crianças? Confira nesse post algumas dicas!
Veja o resumo deste conteúdo
Segurança em Condomínio e Liberdade em um só Lugar
Ao buscar proteção e bem-estar, muitas famílias optam pela segurança no condomínio. Condomínios são espaços onde as crianças podem conviver com a diferença e desenvolver autonomia conforme vão crescendo. Ou seja, as famílias optam pela vivência em ambientes mais controlados para que as crianças tenham liberdade e proteção.
Viver em Comunidade
Condomínios possuem vários ambientes de uso coletivo, como playground, sala de jogos, academia e piscina. Eles também têm áreas compartilhadas, como garagem, escadas e elevadores. Por isso, é preciso que sejam monitorados e que as crianças saibam como cada ambiente funciona. Elas precisam ser informadas sobre os comportamentos que devem adotar em diferentes espaços e situações. Além de saber que não podem sair desacompanhadas.
Veja como ensinar noções de segurança para crianças
Regras Internas de Convivência
Para garantir o bem-estar dos pequenos, a boa convivência entre vizinhos e a proteção que precisam, é necessário que as regras de segurança no condomínio sejam de conhecimento de todos. Como cada condomínio possui suas regras e regulamento, é preciso que as pessoas que fazem parte deste espaço saibam como ele funciona.
Recomendações e Regulamento
Todas as informações e recomendações precisam ser de conhecimento geral e a segurança compartilhada! Tanto os moradores, quanto quem presta serviços de portaria, segurança e monitoramento, devem saber a logística deste ambiente. Quem realiza os serviços agendados ou pontuais, como limpeza e conservação, jardinagem e paisagismo também deve saber quais são as regras do espaço.
Saiba Quais São as Suas Responsabilidades
Os adultos, pais ou responsáveis são agentes para a segurança das crianças no condomínio. É preciso que acompanhem as crianças em suas atividades e momentos de recreação. O acompanhamento é fundamental para a resolução de conflitos. Assistir às crianças evita acidentes, brigas e barulho. Por isso, saiba quais são as suas responsabilidades e quais são as responsabilidades de segurança no condomínio.
Dicas Para Ensinar Segurança no Condomínio Para as Crianças:
-
Converse com as crianças
Viver em condomínio é um grande desafio para muitas famílias, mas também é o espaço para grandes aprendizados. As crianças memorizam rapidamente novas informações e ajudam a mudar hábitos de seus pais, principalmente quando são ações positivas. Converse com elas e explique os motivos de cada regra, assim como usar os brinquedos e espaços que são de todos. O diálogo é melhor que a imposição.
-
Promova momentos de aprendizagem
Condomínios são ambientes em que várias famílias partilham um mesmo espaço. Nesse cenário, diversas crianças convivem e podem aprender juntas. Momentos de aprendizagem podem ser propostos por quem administra o condomínio, como pode ser proposto pelas famílias. Treinamentos, palestras, cartilhas e materiais lúdicos são úteis para que as temáticas ligadas à segurança no condomínio sejam abordadas.
-
Crie espaços seguros
Para que as crianças possam brincar sem medo é preciso que a segurança no condomínio se estenda a elas. Aqui não estamos falando apenas de monitoramento por câmeras e alarmes, mas também sobre a adequação dos espaços para as diferentes faixas-etárias que usam os ambientes do condomínio. Sinalização, redes de proteção e portões com acesso controlado ajudam a criar espaços mais seguros.
-
Incentive a participação das crianças na segurança
Moradores, zeladores e síndicos devem sempre observar os espaços e buscar soluções para torná-los mais seguros, seja pela troca de elementos ou a conservação de materiais já existentes. As crianças também podem ser instruídas e incentivadas para informar em casos de brinquedos quebrados ou danificados, principalmente em componentes de parquinhos, que podem causar acidentes ou ferimentos.
Conte com a Intersept Para Aumentar a Segurança no Condomínio
Conheça as soluções que a Intersept oferece para a segurança no condomínio e solicite um orçamento. Aproveite e saiba quais serviços podem atender sua família, como rastreamento, proteção veicular e o App Bairro Seguro.
Agora que você já sabe como ensinar segurança no condomínio para as crianças, confira outras dicas sobre segurança em nosso blog!