Com a violência aumentando consideravelmente, algumas precauções de segurança pessoal podem desempenhar um papel importante na proteção de seus bens pessoais e até mesmo de sua vida.
Mas diante de tanta violência, o que podemos fazer para nos sentirmos completamente seguros?
Acompanhe o post e confira as dicas de segurança pessoal. Boa leitura!
Veja o resumo deste conteúdo
Qual a Definição de Segurança Pessoal?
A segurança pessoal pode ser definida como um conjunto de medidas preventivas que minimizem os riscos e ameaças no nosso dia a dia, dificultando a ação dos criminosos.
Quais São as Dicas de Segurança Pessoal?
1- Evite Lugares Pouco Povoados
Lugares de baixo tráfego são os favoritos dos criminosos. É ainda mais perigoso se a luz não for boa tanto de dia quanto de noite.
Portanto, quando você precisa atravessar uma rua menos movimentada enquanto caminha ou dirige, é melhor escolher outro caminho. Mesmo que demore alguns minutos a mais, sua segurança agradecerá.
2- Evite Carregar Objetos de Valor
Joias, relógios e outros objetos de valor são um grande atrativo para atividades criminosas. Por isso, vale a pena usá-los apenas em ocasiões específicas e evitar andar sozinho ao usar objetos de valor, principalmente se estiver aparente.
Sempre manter bolsas e mochilas à sua frente para que fiquem à sua vista. Além disso, pequenos itens como celulares, carteiras, etc. devem ser guardados no bolso da frente, pois esse pequeno hábito ajuda na sua segurança pessoal e evita que você seja roubado sem ao menos perceber.
3- Cuidado ao Entrar no Carro
Muitos criminosos espreitam, esperando o motorista retornar ao veículo para agir. Então, neste caso, você precisa ter muito cuidado. Se possível, tente estacionar em um estacionamento privativo, ou pelo menos em uma área movimentada.
Ao se aproximar de um veículo, esteja atento ao seu entorno e esteja seguro. Mantenha sempre a chave na mão para acelerar o acesso ao veículo e nunca use o celular ou fone de ouvido ao entrar ou sair do carro, pois isso pode deixá-lo mais distraído e vulnerável.
4- Observe o Ambiente Antes Chegar em Casa
Para evitar o furto de seu veículo e itens pessoais, é importante estar sempre atento ao ambiente ao chegar em casa. Se você vir um suspeito que o faça desconfiar, o ideal é dar algumas voltas pelo bairro até sentir que é completamente seguro chegar em casa.
5- Evite Ficar Muito Rotineiro
Ao selecionar as vítimas, os criminosos pesquisam seus hábitos, rotinas e caminhos antes de cometer um sequestro. Portanto, opte por usar outro itinerário e evite ir para casa no mesmo horário todos os dias, se possível.
5- Veja se Alguém Está Seguindo Você
Ao caminhar em locais públicos, sempre preste atenção nas pessoas ao seu redor, principalmente as que estão atrás de você. Muitos criminosos seguem suas vítimas, esperando o momento certo para declarar um roubo.
Se você ver o suspeito seguindo você, entre em qualquer local e observe se ele está esperando por você do lado de fora, ou se ele também está entrando no local. Se isso acontecer, é hora de procurar ajuda.
7- Confie na Tecnologia
A evolução tecnológica trouxe grandes avanços através do uso de dispositivos e equipamentos que melhoram a sua segurança pessoal, e que podem desempenhar um papel importante para que medidas efetivas possam ser tomadas rapidamente, e evitar que você se torne mais uma vítima de um crime.
8- Manter a Calma
Tente manter a calma e evitar movimentos bruscos. Satisfaça as exigências do ladrão e levante a mão para sinalizar que você não vai tentar reagir. Nunca tente desarmá-lo ou lutar com bandidos para evitar risco de vida.