Cuidados ao contratar uma empresa de Segurança Eletrônica
O mercado de segurança eletrônica no Brasil vem crescendo a um ritmo acelerado. Segundo uma pesquisa divulgada pela SIA (Security Industry Association), a expectativa é que haja um crescimento de 20,6% em 2017, atingindo a cifra de R$ 3,7 bilhões no ano. Diante dessa previsão de alta, é importante se atentar a algumas questões bem específicas na hora de contratar um prestador de serviço nessa área. Abaixo, cinco pontos fundamentais antes de assinar um contrato.
Experiência: O primeiro item a se analisar ao contratar uma empresa de segurança eletrônica é o seu tempo de experiência. De acordo com a ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, existem cerca de 22 mil empresas registradas no país. Ainda assim, o setor sofre com a grande informalidade. Faltam legislações específicas. Até existem algumas normas estaduais, como o Distrito Federal que regulamenta algumas normas através da lei n°3.914/2006, mas não há uma legislação nacional sobre o segmento. Os preços variam muito entre produtos e serviços, justamente pela ilegalidade de atuação. Nesse sentido, uma empresa com passado íntegro faz toda a diferença.
Empresas e Produtos certificados: Para garantir bons serviços, é preciso contar com bons produtos e empresas certificadas. Sendo assim, o consumidor precisa se certificar de que seu projeto de segurança eletrônica está contando com a instalação de produtos certificados, com qualidade testada e aprovada. Produtos e serviços baratos reduzem o custo final do projeto, mas aumentam as vulnerabilidades. É importante apurar se a empresa contratada possui estrutura adequada para avaliar os riscos e consultores capacitados para indicarem os melhores equipamentos para cada situação e ambiente. Além disso, produtos de baixa qualidade podem confundir o consumidor, que acaba comprando gato por lebre. Por isso, é importante buscar empresas que só trabalham com produtos homologados, com garantia de qualidade e estejam registrados nos órgãos fiscalizadores, como CREA E SSP.
Leia também: Saiba por que contratar uma empresa de monitoramento de alarmes
Profissionais qualificados: Algumas empresas dispõem de profissionais com formação bastante superficial. Então, antes de contratar é importante se certificar de que a empresa tenha profissionais registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), como exige a Resolução 1025/2009, artigos 1º a 4º. Só com profissionais de grande capacidade técnica é possível desenvolver projetos de segurança eletrônica de alto nível. Caso contrário, o amadorismo pode deixar o seu patrimônio à mercê de invasores. As empresas que oferecem um projeto executivo de segurança eletrônica têm como objetivo verificar as necessidades e possibilidades do cliente, esclarecer as principais dúvidas sobre os sistemas adquiridos e como serão utilizados, apresentando sempre as vantagens e garantias de um projeto bem elaborado.
Estrutura e tecnologia: Esse é um segmento que conta sempre com novidades tecnológicas. Como está em franca expansão, é comum haver novidades cada vez mais modernas na prevenção de sinistros. Então, uma empresa séria precisa estar antenada a esses lançamentos, a fim de oferecer aos seus clientes produtos e serviços de ponta. Uma boa estrutura física, como uma central de monitoramento 24 horas, por exemplo, é um fator indispensável para você, consumidor, se certificar de que está contratando os profissionais certos para o seu projeto.
Atendimento: Normalmente, ocasiões envolvendo violações de segurança são sempre desagradáveis e assustadoras. Por isso, é preciso se certificar de que a empresa que você vai contratar conta com um corpo de profissionais realmente preparados para lidar com essas questões comportamentais. Um momento de vulnerabilidade é normalmente acompanhado de uma forte carga de estresse, onde a atuação de um profissional habilitado é determinante. Um atendimento de qualidade é o mínimo que o cliente deve exigir.
Por fim, é importante que o cliente entenda que a responsabilidade pela elevação no nível de qualidade do setor também é dele. Ao contratar empresas de origem e prestação de serviço duvidoso, você certamente estará contribuindo para a informalidade do segmento. Buscar empresas capacitadas, com experiência e certificações de qualidade é, sem dúvida, o primeiro passo para garantir uma sociedade mais segura e protegida.
Fonte: Segs.com.br
Gostou dessas dicas? Acompanhe nosso blog para mais informações importantes! E se quiser conhecer melhor nossos serviços, acesse nosso site ou entre em contato conosco.