Guia completo para contratação de empresas terceirizadas

empresas terceirizadas

Guia completo para contratação de empresas terceirizadas

Já falamos aqui sobre como as empresas terceirizadas podem ajudar no dia a dia da sua organização. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de contratar um serviço terceirizado. Afinal, investir em um serviço como este sem pesquisar muito antes, pode gerar transtornos e gastos imprevistos.

Aqui na Intersept atuamos há 18 anos com serviços terceirizados em Curitiba, além de outras cidades do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo. Por isso, elaboramos um guia especial para você, com informações importantes sobre os processos que você deve saber antes de contratar uma empresa terceirizada.  Vamos para o passo a passo:

Experiência, orçamento e tamanho da empresa

Este é um requisito essencial e um dos primeiros que você precisa verificar. Apesar de existirem empresas novas no mercado, que podem oferecer um ótimo trabalho, empresas terceirizadas que possuem maior experiência e uma estrutura mais completa, tendem a passar mais credibilidade e confiança. Como possuem algum tempo de mercado, a estabilidade já faz parte do currículo destas organizações.

Desconfie também de valores muito a baixo do mercado. Isso pode dar impressão de desvalorização do serviço oferecido ou que a empresa não cumpre com direitos dos funcionários.

Agende uma visita na empresa que pretende contratar

Conhecer as instalações da empresa terceirizada é muito importante. Assim você saberá como é a sua estrutura, conhecerá a equipe de funcionários, os equipamentos com os quais trabalham, quais são seus processos, etc. Conhecer a empresa pessoalmente pode ser um dos pontos decisivos para sua tomada de decisão.

Entre em contato com os clientes que atendem

Busque no site, ou pergunte para a empresa que deseja contratar, quais são seus clientes atuais. Entre em contato com as empresas atendidas e peça referências. Você saberá como a terceirizada atua no dia a dia e será mais fácil entender se realmente atenderá as suas necessidades.

Verifique se a empresa faz o recolhimento de impostos e fornece os benefícios aos funcionários

Esse é um item extremamente importante, pois as empresas que oferecem serviços terceirizados precisam estar de acordo com a nova lei da terceirização. Exija a apresentação de uma planilha de custos com o salário dos funcionários e cópias das guias de INSS, FGTS e demais encargos trabalhistas. Caso a empresa se recuse a fornecer estas informações, desconfie.

Para estar certo de que a terceirizada está cumprindo com a sua parte, especifique em contrato que o pagamento dos serviços somente será feito com a comprovação de pagamento dos salários e guias de recolhimento dos trabalhadores.

Prefira também quem fornece benefícios extras, planos de carreira e seguro contra acidentes de trabalho aos seus colaboradores. Empresas que investem nas pessoas tendem a oferecer um serviço de qualidade aos clientes.

Recrutamento dos profissionais e equipe de reserva técnica

O contratante dos serviços terceirizados também tem o direito de saber como funciona o processo de seleção dos funcionários da empresa contratada. Você pode solicitar a ficha cadastral e os antecedentes criminais dos trabalhadores, além de verificar quais se a empresa presta treinamentos para cada segmento de serviços.

Na parte de segurança, por exemplo, os vigias precisam fazer reciclagens periódicas e também realizar testes psicológicos, mesmo que não venham a andar armados.

Outra questão a ficar atento é quanto a disponibilidade de uma equipe de reserva técnica. Isso porque os serviços terceirizados deverão ser cumpridos conforme a demanda, sem interrupções. Por isso, a empresa terceirizada precisa comprovar que possui uma reserva técnica, em caso de faltas, férias, afastamentos, entre outros.

Habilitação necessária para serviços de vigilância

É importante saber que as empresas que fornecem serviços de vigilância precisam ser habilitadas pela Polícia Federal, conforme a lei 7102/83 e a Portaria 3233/2012. Peça a apresentação do Alvará de Autorização, publicado no Diário Oficial da União, que possui validade de 1 ano.

Os vigilantes também precisam possuir o CNV – Certificado Nacional de Vigilante – um documento válido por 2 anos, que comprova a realização dos cursos da Polícia Federal e que atesta se a pessoa está apta para realizar o serviço.

Supervisão da equipe terceirizada

A prestadora dos serviços precisa atuar constantemente na supervisão das suas equipes. Verifique como são os processos, o que é avaliado no desempenho dos trabalhadores para comparar com o que você busca para a sua empresa.

Padronização do uniforme

O uniforme é parte essencial para a identificação e boa apresentação da equipe terceirizada. Apesar de não ser obrigatório, o uniforme faz com que as pessoas saibam quem são os terceirizados e qual empresa é responsável pelo serviço.

Empresas terceirizadas que investem no uniforme demonstram mais cuidado e credibilidade. As vestes do trabalho podem até mesmo beneficiar o trabalhador na execução dos serviços. Uma pessoa que trabalha na limpeza, por exemplo, precisa de um uniforme resistente, que o auxilie nas atividades e o proteja dos produtos químicos e dos instrumentais, como vassouras e outros materiais.

A importância do uniforme vai além da estética e traz conforto e produtividade para a equipe terceirizada. Por isso, prefira empresas que prezam por este cuidado no dia a dia.

Conheça a Intersept

Esperamos ter tirado algumas das suas dúvidas sobre como agir na contratação de empresas terceirizadas. Seguindo estes passos você só tem a ganhar em economia e produtividade!

Buscando contratar empresas terceirizadas? Aqui no Grupo Intersept atuamos em diversos segmentos de terceirização de serviços, oferecendo atendimento e serviços dentro da legislação e com a experiência que você procura.

Conte conosco, entre em contato e agende uma visita em nossa sede: 4007-2640 l WhatsApp: (41) 4007-2640 l E-mail: comercial@intersept.com.br

Intersept Empresa de Segurança, Serviços Terceirizados e Rastreamento
Intersept Empresa de Segurança, Serviços Terceirizados e Rastreamento

Fundada em 1999, a Intersept surgiu com o objetivo de proporcionar segurança e tranquilidade. E fazemos isto por meio de serviços de segurança confiáveis e de qualidade e, também, com uma gestão transparente em cada contratação!

Precisa de ajuda?