Na hora de escolher um serviço de segurança privada é importante ficar atento. Infelizmente, ainda existem muitas empresas de segurança clandestinas, que cobram valores atrativos, mas que podem trazer muito prejuízo e perigos a curto prazo.
Pensando nisso, na matéria de hoje, vamos explicar o que são empresas de segurança clandestinas, como atuam e como você pode identificar e contratar uma empresa idônea, para aumentar a sua segurança e de seu patrimônio.
Veja o resumo deste conteúdo
O que são empresas de segurança clandestinas?
As empresas clandestinas de segurança privada são organizações que prestam serviços da área, mas sem estar de acordo com a legislação e com as certificações exigidas pela Polícia Federal. Podem provocar diversos danos para quem as contrata, seja em prejuízos financeiros, como também na segurança do patrimônio e das pessoas que frequentam o local.
Além disso, o porte de armas sem treinamentos ou autorização da Polícia pode causar consequências trágicas. Saiba aqui como ter melhores resultados com a vigilância armada.
Como posso reconhecer uma empresa clandestina?
Para saber quando uma empresa de segurança é clandestina, você pode ficar atento à alguns detalhes, como:
– Os profissionais, em geral, não possuem treinamentos, escolaridade mínima necessária e não são credenciados pela Polícia Federal;
– A empresa pode se recusar a fornecer o atestado de antecedentes criminais;
– A organização é irregular quanto ao piso salarial ou com os encargos trabalhistas dos funcionários;
– O porte de arma está em nome de pessoa física;
– Os funcionários não possuem seguro de vida, entre outros.
Fique atento ao solicitar estas informações: muitas empresas de segurança clandestinas dizem que estas obrigações cabem somente ao vigilante armado, mas não é verdade. Você pode solicitar todos os documentos que comprovam a regularidade com a lei e caso sejam negados, desconfie.
Se notar atividades irregulares de segurança privada, você pode encaminhar uma denúncia para qualquer unidade, mais próxima, da Polícia Federal. É importante que tenha dados como razão social da empresa, CNPJ, endereço do local e os horários em que atuam.
Como posso identificar uma empresa de segurança idônea?
Verificar a credibilidade de uma empresa de segurança privada é simples. Uma das principais exigências é que esteja cadastrada e regularizada junto à Polícia Federal, seja para trabalhos com profissionais armados ou desarmados. Além de possuir as certificações necessárias e estar de acordo com a legislação.
Uma empresa que cumpre com as obrigações de encargos salariais dos funcionários, também pode ser vista como confiável. Estes valores precisam estar em dia e o piso salarial de acordo com o mercado de segurança.
Veja aqui mais dicas de como escolher uma boa empresa de segurança.
E quais são as certificações necessárias para a atuação da segurança privada?
Veja abaixo os documentos necessários:
Carteira Nacional do Vigilante (CNV): uso obrigatório pelo vigilante, em serviço, e válida por 4 anos;
Informação sobre regularidade de empresa: autorização de funcionamento que é cadastrada na Polícia Federal;
Registro de certificado de formação do vigilante: garante a conclusão do curso de formação do vigilante e habilita o profissional a exercer a profissão em todo o território brasileiro;
Guia de transporte de armas, munições e coletes à prova de balas: autoriza a empresa de segurança a transportar armas e munições, entre suas unidades, para suprimento ou outras situações em que seja necessário. O guia é válido por 30 dias;
Autorizações para empresas especializadas ou para serviço orgânico de segurança privada: são os documentos que autorizam o exercício das atividades de segurança, como:
- Autorização de funcionamento;
- Autorização para aquisição de armas, munições, entre outros;
- Autorização para compra de coletes à prova de balas;
- Autorização para alteração dos atos constitutivos;
- Autorização para mudança de uniforme.
Importante: antes da contratação peça para que a empresa de segurança apresente estes documentos e comprove a sua regularidade com a legislação e à Polícia Federal.
Conte com a Intersept: há 21 anos no mercado de segurança privada
Aqui na Intersept, estamos desde 1999 no mercado de segurança terceirizada. Buscamos sempre trazer tranquilidade e transparência em todos os serviços prestados. Para isso, estamos de acordo com todas as exigências da Polícia Federal, para que você e seu patrimônio fiquem sempre seguros.
Conheça aqui nossos serviços em segurança eletrônica, segurança pessoal e vigilância. Fale com nossa equipe e tire suas dúvidas: (41) 3266-9581 l WhatsApp: (41) 98854-0059 l E-mail: comercial@intersept.com.br