Manutenção do condomínio: veja quais itens devem estar em dia

manutencao-do-condominioA manutenção do condomínio deve ser uma das prioridades do síndico, já que esta atitude preventiva que traz diversos benefícios, como a economia a longo prazo. Se você é síndico sabe que manter o orçamento em dia é muito importante para o bom funcionamento do condomínio.

Já falamos aqui no blog sobre a manutenção predial, mas nesta matéria abordaremos questões mais específicas para a manutenção do condomínio. Você pode aproveitar, listar e rever quais destes itens estão em dia ou precisam ser revistos. Tome nota!

Instalações de Gás

Averiguar o funcionamento das instalações de gás pode evitar muitos problemas, como os vazamentos. Acidentes graves em condomínios ocorrem pela falta de manutenção na central de gás e na tubulação. Por isso, entre em contato com a empresa responsável e, após a verificação, solicite um laudo e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Sistemas e equipamentos de segurança

Para o bom funcionamento dos sistemas de segurança do condomínio, como cerca elétrica, câmeras de segurança e alarme monitorado, a manutenção preventiva é indispensável. Portanto, ao contratar uma empresa de segurança terceirizada, verifique se oferece o serviço de manutenção preventiva dos equipamentos. Isso previne falhas e ocorrências de invasões ao local, além de evitar a troca da aparelhagem, que pode sair bem mais cara.

Elevadores

A inspeção dos itens de segurança dos elevadores deve ser feita mensalmente. Isso inclui a checagem do limitador de velocidade, cabos de segurança, freios e sistema de transmissão. É importante verificar se a empresa responsável possui cadastro no CRE (Conselho Regional de Engenharia), se fornece ART e um Relatório de Inspeção Anual (RIA), que deve ser feito por um profissional habilitado.

Vistoria do Corpo de Bombeiros

A AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) precisa ser realizada anualmente, mas esse prazo pode mudar conforme o município em que o condomínio está localizado. Precisam ser vistoriados os extintores, alarmes de incêndio, placas de sinalização, mangueiras, entre outros equipamentos.

Portaria remota, portões e interfones

Para a segurança geral e dos moradores é essencial cuidar da comunicação e dos sistemas de portaria remota, um dos principais itens de manutenção do condomínio. Interfones e portões precisam estar em ótimo funcionamento. Além disso, a empresa terceirizada responsável pela instalação da portaria remota precisa fornecer a manutenção preventiva, a fim de evitar que o sistema falhe e pessoas mal-intencionadas adentrem ao condomínio.

Se você tem dúvidas sobre o funcionamento da portaria remota, confira nossa matéria especial para síndicos aqui.

Man and woman shaking hands in office

Caixa d’água e dedetização

Fazer a limpeza da caixa d’água e a dedetização do local é importante para manter a saúde e o bem-estar dos moradores e funcionários. É indicado que estes procedimentos sejam realizados semestralmente, por uma empresa especializada na área.

Para-raios

Os para-raios devem ter manutenção periódica de 6 em 6 meses, conforme a NBR 5419, atualizada em 2015. Uma verificação anual também é indicada e deve-se exigir um laudo e a ART para a empresa responsável.

Veja aqui mais dicas para uma boa gestão de condomínio.

Conte com uma empresa terceirizada que participa da manutenção do condomínio

Para receber um serviço de qualidade e que participe da manutenção do condomínio, conte com a Intersept! Oferecemos implantação de portaria remota em Curitiba e região metropolitana e também sistemas de segurança eletrônica para condomínios. Entre em contato conosco agora mesmo: comercial@intersept.com.br ou (41) 3266-9581 l WhatsApp: (41) 98854-0059

Roteiro Manutenção predial
Posts recomendados
Comentários
  • Adelson panacho
    Responder

    Muito bom o artigo. É verdade que quando se trata de uma condomínio se envolve uma grande responsabilidade pois alí vivem pessoas.

Deixe um comentário