Clausura em condomínios: mais segurança para todos

Por
Em Portal para Síndicos

Clausura em condomínios-01

A clausura ou eclusa em condomínios é uma importante ferramenta para a segurança do condomínio. Porém, muitos locais ainda não possuem o sistema, que é fundamental para o bom funcionamento da portaria remota, por exemplo.

Clique aqui e saiba a opinião de um síndico profissional sobre a portaria remota.

Se você é síndico, precisa conhecer mais sobre as vantagens da clausura em condomínios: saiba como pode aumentar a segurança de todos e qual a melhor forma de utilizar este sistema.

O que é e para que serve a eclusa para portaria?

A clausura ou eclusa para condomínio é um espaço entre portões, para segurança e controle de entradas e saídas de visitantes ou entregadores. Ou seja, quando a pessoa adentra à eclusa, o segundo portão só é aberto quando o primeiro estiver fechado.

A importância da eclusa na segurança do condomínio

A clausura é uma proteção a mais para o condomínio, para evitar a entrada de pessoas não autorizadas ou invasões. Afinal, quando o visitante acessa a eclusa, sua identidade é verificada antes da abertura do próximo portão. Essa verificação pode ser feita manualmente ou por meio da portaria remota. Se a entrada do indivíduo não for autorizada ou houver alguma suspeita, é mais fácil retê-lo na clausura e acionar a polícia, por exemplo. Além disso, se o condomínio possuir um porteiro presencial, esta também é uma segurança adicional para o profissional.

O uso correto das clausuras para condomínios

Veja dicas do que pode ser feito para a boa utilização das clausuras em condomínios:

Controle de portaria

– Todos os visitantes devem esperar pela identificação, dentro da eclusa. Inclusive os familiares dos moradores;

– Os moradores precisam esperar a liberação da entrada de desconhecidos, para depois acessar o condomínio;

– É indicado que dentro da eclusa tenha um banco com cobertura, para casos de chuva. Assim, os visitantes podem aguardar com maior conforto a liberação da entrada;

– Nunca se deve deixar os portões da eclusa abertos, ao mesmo tempo;

– A eclusa em condomínios deve ser construída com materiais resistentes, como portões e grades grossas. Vidro ou acrílico não são recomendados, por questões de segurança.

Clausura em condomínios

Entregadores

– Nas portarias sem guarda-volumes, o porteiro pode permitir que o entregador aguarde o morador dentro da eclusa. Mas, o indicado é que o contato físico sempre seja evitado: o entregador pode deixar a encomenda na clausura e sair. Então, o morador pega o pedido e deixa o pagamento.

– Se a portaria tiver o sistema de guarda-volumes, este deve ser utilizado para maior segurança do porteiro e dos moradores. A entrega é feita sem o contato físico com o entregador, que não precisa entrar na clausura.

Eclusa na garagem

– Pode-se utilizar um sistema intertravamento, para evitar que os portões se abram ao mesmo tempo;

– A clausura deve ter espaço para mais de um carro, para evitar transtornos;

– Em horários de pico, a sugestão é desabilitar o sistema para liberar o trânsito;

– Em caso de um carro com visitante ter passageiros, o motorista deve entrar pela garagem e as demais pessoas pela portaria, para melhor controle e mais segurança.

Eclusa de condomínios e a acessibilidade

É importante lembrar que a construção da eclusa no condomínio deve também respeitar as normas de acessibilidade. Cadeirantes, idosos e pessoas com a mobilidade reduzida precisam conseguir entrar no local de forma rápida e fácil.

Existem as normas brasileiras, como a NBR9050, que regula a acessibilidade nas construções. É importante atentar também às regras internacionais, que garantem que todos os cidadãos têm o direito de acessar os locais que desejam, sem que as limitações motoras os impossibilitem.

Nos condomínios novos as normas de acessibilidade devem ser seguidas desde a sua construção. Já nos condomínios mais antigos, para que as adaptações sejam possíveis, é fundamental fazer uma análise técnica, para que as obras não prejudiquem a estrutura do local. Para isso, o indicado é contratar uma empresa de engenharia especializada em acessibilidade.

Eclusa em condomínios e a portaria remota

A clausura é uma importante ferramenta para o bom funcionamento do sistema de portaria remota. Isso porque aumenta a segurança e é um requisito essencial para o controle de entradas e saídas. Se você busca um serviço de portaria virtual, conte com a Intersept. Conheça aqui o nosso serviço.

Há 19 anos no mercado de segurança, trabalhamos com os melhores profissionais e equipamentos para portaria remota em Curitiba e região metropolitana. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas: (41) 3266-9581 l WhatsApp: (41) 98854-0059 l E-mail: comercial@intersept.com.br

 

Posts recomendados

Deixe um comentário