Febre Amarela: limpeza e conservação pode ajudar na prevenção da doença

Limpeza e Conservação

A febre amarela é um dos assuntos mais falados nos telejornais do país. Isso porque é uma doença grave, que não tem cura e que está se espalhando por muitos estados brasileiros. A boa notícia é que a doença pode ser evitada com alguns cuidados básicos, como a limpeza e conservação dos locais.

Por isso, hoje vamos trazer algumas informações para que você possa se proteger da febre amarela e tomar as medidas necessárias para evitar a sua proliferação.

O que é a febre amarela?

Segundo o Portal do Ministério da Saúde, a febre amarela, como o nome apresenta, é uma doença febril, causada por um vírus transmitido por mosquitos. A transmissão é feita de 02 maneiras:

febre amarela-01

Silvestre – quando a transmissão da doença ocorre em áreas rurais ou com florestas;

Urbano – quando a transmissão ocorre nos grandes centros urbanos. Neste caso, pode ser advinda do mosquito Aedes Aegypti.

É importante lembrar que somente o mosquito transmite a febre amarela e que nunca é passada de pessoa para pessoa. Portanto, eliminar os focos do mosquito é tão importante quanto os outros métodos de prevenção. Os macacos também não são transmissores da doença. Esses animais são somente hospedeiros e são indicadores da presença enfermidade nas áreas mais afastadas.

Quais são os sintomas da febre amarela?

Ainda conforme as informações do Ministério da Saúde, o principal sintoma da doença é a febre alta. Nos casos mais leves de febre amarela, as pessoas também sentem dores de cabeça fortes, vômitos, fadiga, dores no corpo, dor no abdômen e náuseas. Os casos considerados de maior gravidade podem trazer também complicações cardíacas, renais e hepáticas, que podem ser fatais. Além disso, a doença pode provocar a icterícia, que é a coloração amarela da pele e da parte branca dos olhos.

Como alguns sintomas são considerados comuns para muitas doenças, somente um médico é capaz de diferenciar e diagnosticar a febre amarela com precisão.

Como se prevenir?

Para prevenir a doença, a principal medida é tomar a vacina específica. Porém, existem alguns hábitos que podem colocados na rotina diária para evitar a picada do mosquito: especialmente para as pessoas que moram em zonas rurais ou com áreas de florestas próximas.

– Use mosquiteiros e telas nas janelas de casa;

– Aplique sempre um bom repelente;

– Se for aplicar protetor solar, passe antes do repelente;

– Prefira roupas que protejam seus braços e pernas.

– O repelente e a vacina não são indicados para bebês. Converse com o médico da criança para ver quais as melhores precauções a tomar.

febre-amarela-2

Como a limpeza e conservação pode ajudar na prevenção da febre amarela?

Apesar da disseminação da febre amarela ser considerada mais difícil nos centros urbanos, é imprescindível tomar algumas precauções. A não proliferação do mosquito Aedes Aegypti, por exemplo, é uma delas, já que esta espécie de mosquito pode transmitir a febre amarela, entre outras doenças graves, como a Dengue e a Chikungunya.

Serviços como o de limpeza e conservação, podem auxiliar muito no processo de eliminação de água parada em ambientes de empresas, condomínios, entre outros. Muitos focos podem não ser percebidos pelas pessoas que frequentam esses locais. Logo, os profissionais de limpeza terceirizada são treinados e instruídos a realizar uma limpeza completa nestes locais.

Se você é dono de empresa ou síndico profissional, sabe da importância da limpeza e conservação para o bem-estar e saúde de todos. Além da febre amarela, se cada um fizer sua parte, é possível evitar o aparecimento de muitas outras doenças transmitidas por mosquitos, especialmente em épocas mais quentes como o verão.

Quero proteger minha empresa ou condomínio. Onde encontro uma boa equipe de limpeza e conservação?

Neste caso, você deve pesquisar por empresas que ofereçam serviços terceirizados nesta área. Aqui na Intersept, por exemplo, contamos com equipes treinadas e qualificadas, que fazem o serviço de limpeza e conservação em Curitiba e região metropolitana.

Para saber mais, entre em contato conosco: teremos prazer em atende-lo! (41) 3266-9581 l WhatsApp: (41) 98854-0059 l E-mail: comercial@intersept.com.br

Posts recomendados

Deixe um comentário