A importância da limpeza terceirizada para hospitais e clínicas

Por
Em Portal para Síndicos

limpeza terceirizada para hospitais 01

Hospitais e clínicas são locais em que a limpeza terceirizada é fundamental. Estes lugares possuem alto risco de contaminação e precisam garantir a saúde e bem-estar dos pacientes e funcionários. Para isso, existem rotinas rígidas a serem cumpridas, que somente profissionais capacitados podem realizar.

Nesta matéria trouxemos algumas informações sobre a limpeza terceirizada para hospitais e clínicas. Boa leitura!

Porque a limpeza hospitalar é diferenciada?

Diferente da limpeza realizada em outros ambientes, a limpeza hospitalar possui protocolos próprios, detalhados nos manuais da ANVISA – a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O principal objetivo é minimizar os riscos de contaminação entre os funcionários e os pacientes.

Locais como UTIs e centro cirúrgicos, por exemplo, possuem alto risco de desenvolver as chamadas superbactérias, que são microrganismos muito resistentes à antibióticos e podem causar sérias infecções. Devido a situações como esta, os hospitais precisam de um serviço de limpeza adequado e seguro, que as empresas terceirizadas de limpeza podem oferecer.

Quais são os procedimentos da limpeza hospitalar?

A limpeza de hospitais é realizada de acordo com os ambientes, que são: UTI, enfermaria, centro cirúrgico, ambulatórios e administrativo. Cada um desses locais possui procedimentos específicos, que são:

Desinfecção: serve para eliminar microrganismos que podem causar doenças. É feita com produtos químicos específicos;

Descontaminação: é a limpeza feita nos ambientes, roupas, utensílios e móveis que tem contato com matéria orgânica. Seu objetivo é também proteger os funcionários do local;

Preparatória: é uma preparação feita nas salas, antes e durante a sua utilização. Geralmente limpa os leitos, aparelhos, equipamentos para radiografias, centro cirúrgicos e exames.

Concorrente: é uma limpeza diária feita quando o paciente está internado, seja no quarto ou na enfermaria do hospital. São retirados os lixos e são limpas todas as superfícies do cômodo, como chão, mesas, maçanetas, etc.

Desinfecção diária: é uma limpeza especial utilizada nos ambientes que possuem alto risco de contaminação, especialmente pelas superfícies. São limpos os aparelhos e os móveis que ficam próximos ao paciente;

limpeza terceirizada para hospitais

Pisos: o chão de um hospital, em regra, é limpo com uma lavadora automática para higienizar os locais de forma completa e eficaz;

Descarte de resíduos: o lixo hospitalar também é uma parte importante, pois deve ser descartado conforme os direcionamentos da ANVISA. Os resíduos orgânicos, se descartados incorretamente podem contaminar o meio ambiente.

EPIs e higiene: Os produtos utilizados também devem ser apropriados para esses locais e a empresa de limpeza terceirizada precisa fornecer os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – aos profissionais. Além disso, os funcionários também precisam cumprir as exigências de higiene pessoal, como a lavagem de mãos, unhas aparadas, cabelos presos, etc. Essas atitudes garantem a boa limpeza e conservação do local e mantem a saúde e o bem-estar do pessoal.

Leia também: as 05 dúvidas mais comuns sobre serviços de limpeza hospitalar.

Porque apostar nas empresas de limpeza terceirizada para hospitais?

A contratação de empresas de limpeza e conservação é fundamental para o dia a dia de hospitais e clínicas. Estes locais possuem profissionais preparados, qualificados e treinados para executar as tarefas necessárias com segurança e eficiência.

Os serviços terceirizados de limpeza também trazem agilidade e economia para a área da saúde. Estas empresas possuem a reserva técnica, ou seja, um número maior de funcionários disponíveis. Isso sempre garante que a equipe de limpeza fique à disposição do hospital ou clínica. Já a economia pode ser vista durante o orçamento anual, pois a seleção, o treinamento e os direitos dos trabalhadores são de responsabilidade da terceirizada.

Antes de escolher a empresa terceirizada de limpeza deve-se estar atento (a) a muitos detalhes. Afinal, a limpeza hospitalar demanda experiência e grande responsabilidade. Veja aqui dicas de como contratar uma empresa terceirizada de confiança.

O Grupo Intersept oferece limpeza terceirizada em Curitiba. Conheça!

Se você busca empresas de limpeza e conservação em Curitiba, conte conosco. Temos profissionais especializados em limpeza hospitalar, que vão ajudar a cuidar do bem-estar de todos. Conheça o que oferecemos em limpeza e conservação aqui.  Faça seu orçamento conosco: (41) 3266-9581 l WhatsApp: (41) 98854-0059 l E-mail: comercial@intersept.com.br

Posts recomendados

Deixe um comentário